
A importância de saber os sintomas da Dengue para o correto diagnóstico e tratamento
O combate contra o mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya acontece durante todo o ano, mas toda a população, governo e agentes de saúde estão mais atentos com a estação de Verão, época de muitas chuvas e calor. As doenças transmitidas pelo mosquito estão difundidas por quase todo o território brasileiro e muitas vezes o diagnóstico não é feito corretamente. Seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças que vão desde uma gripe comum até a rubéola ou vírus da herpes. O médico Jefer Reis Alves que é infectologista do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, fala sobre os sintomas da Dengue.
“Todas são doenças que provocam febre, mal estar geral, dores de cabeça, sintomas que não são específicos. A maior parte delas pode produzir o que chamamos de eczantema que são aquelas manchas avermelhadas pelo corpo. No caso da dengue, às vezes, pequenos pontilhados hemorrágicos, inclusive.”
Professor da Universidade de São Paulo e médico infectologista, o Dr. Roberto Foccacia explica que outros sintomas auxiliam os profissionais de saúde no diagnóstico clínico da Dengue.
O médico infectologista Jefer Reis Alves faz outra recomendação para quem tem suspeita de Dengue: a ingestão de líquido.
Tão importante quanto à ingestão de água é não consumir nenhum medicamento a base de Acido AcetilSalicílico, a aspirina, totalmente contra indicada para os casos de dengue que podem evoluir para a forma hemorrágica da doença, ou seja, provocar sangramento.
Mas o infectologista Roberto Focaccia lembra que se a doença evoluir para a forma mais grave será preciso que o paciente seja transferido para uma unidade mais especializada de atendimento.
Roberto Foccacia, Professor da Universidade de São Paulo e médico infectologista
Para saber mais o que você pode fazer para evitar a proliferação do mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya e conhecer os sintomas das três formas de contágio pelo mosquito transmissor, acesse o site do Ministério da Saúde: saude.gov.br/combateaedes.