Você está lendo:
Aluna do Espírito Santo vence etapa nacional do Concurso Internacional de Cartas

Aluna do Espírito Santo vence etapa nacional do Concurso Internacional de Cartas

A estudante Sara Luisa Amorim da Rocha, de Vila Velha (ES), é a vencedora nacional da 48ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. A aluna, de 15 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Marista Nossa Senhora da Penha.

Aluna e escola receberão certificado e troféu, além das premiações de R$ 5 mil e R$ 10 mil, respectivamente. A redação de Sara irá representar o país na etapa internacional do concurso, a ser realizada em Berna, na Suíça.

O tema deste ano foi “Escreva uma carta sobre o seu herói”. O objetivo do Concurso Internacional de Redação de Cartas é melhorar a alfabetização por meio da arte epistolar. O concurso anual incentiva as crianças e adolescentes a expressarem sua criatividade e melhorar seus conhecimentos linguísticos.

Sara elegeu a música a “heroína das heroínas”. Ao contrário dos super-homens e mulheres da ficção, que são capazes de feitos impossíveis para salvar o mundo, Sara destaca o poder da música. “Ela é a salvadora das mentes angustiadas, dos corações sofridos e das almas perdidas (…) A música cura as pessoas que a buscam, permitindo que elas vivam em harmonia e equilíbrio emocional e pessoal. Por isso, eu reafirmo: a música é a heroína das heroínas e o herói dos heróis”, narra a estudante em sua carta.

Também foram classificados em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Herberth Heloy Amaral de Oliveira, de 15 anos, do Colégio Gentil Bittencourt em Belém (PA) e Samuel Silva de Almeida Raimundo, 13 anos, do SESI 207 em Caçapava (SP).