Você está lendo:
Atividades socioambientais estimulam a prática ambiental de estudantes em Sinop
0

Atividades socioambientais estimulam a prática ambiental de estudantes em Sinop

by newsmtabril 9, 2016

As escolas municipais José Reinaldo de Oliveira e Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, receberam nesta semana, os programas socioambientais Saúde Nota 10 e Sanear é Viver, desenvolvidos pela Águas de Sinop. As ações são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e, têm a meta de incentivar os alunos e professores a terem uma prática ambiental diária para que todos possam contribuir para melhorar a qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável.

Nos dias 05 e 06 de abril, o programa Saúde Nota 10 levou palestras educativas para cerca de 685 alunos das duas escolas municipais. Todos os estudantes que participaram do programa recebem jogos de quebra-cabeça e cartilhas educativas. Os materiais foram desenvolvidos especialmente para o trabalho educativo realizado nas escolas. O objetivo é estimular as crianças e adolescentes a buscarem informações e produzirem trabalhos sobre o assunto saneamento. Nas próximas semanas, mais três escolas de Sinop receberão a iniciativa.

Nesta primeira etapa, os alunos participam também de um concurso cultural que premiará os melhores desenhos, frases e redações sobre o tema “Água e Esgoto Tratado: Saúde Para Todos. As atividades são encerradas nas escolas com a apresentação de espetáculo teatral, que tem o mascote Cristalino como personagem principal e ensina a importância do tratamento de água e de esgoto para a saúde e meio ambiente.

A aluna do 3º ano da Escola Municipal José Reinaldo, Marina Laís Costa de Oliveira, disse que gostou de participar da ação e vai colocar em prática o que aprendeu na palestra. “Gostei muito de participar. Aprendi que devemos cuidar da água para que não falte no futuro”. Já a estudante Eduarda do 1º ano, afirma que aprendeu algumas dicas para economizar a água em casa e preservar o meio ambiente “Para ajudar a preservar a natureza devemos fechar as torneiras, não jogar papel no vaso sanitário e regar as plantas com o balde”, ressaltou.

Para a coordenadora da Escola Municipal José Reinaldo, Maria Iolanda Marinho, o tema do projeto tem grande importância para formação social dos alunos. “Nós sempre abordamos assuntos relacionados ao meio ambiente e a importância do saneamento básico em sala de aula e, com a presença de alguém de fora da unidade escolar, podemos reforçar ainda mais sobre o tema, que está sendo muito discutido este ano”, explicou.

Já a representante da Escola Municipal Lizamara Aparecida, coordenadora Solange Walter, comenta que o projeto foi bem recebido na escola. “A palestra foi ótima, os alunos ficaram muito empolgados e, para os professores é uma oportunidade nova para desenvolver projetos de cunho ambiental com o auxílio do Programa Sanear é Viver”, destacou.

Desenvolvido em paralelo ao Saúde Nota 10, o Programa Sanear é Viver é direcionado aos professores e incentiva os a trabalharem em sala de aula assuntos relacionados ao saneamento básico, contribuindo para a conscientização em relação à importância da água e do esgoto tratados para a saúde e meio ambiente. O programa promove um concurso de planos de aula para aliar os temas às disciplinas ministradas e os melhores trabalhos, com aplicabilidade em sala de aula, serão premiados.

Para mais informações sobre as ações e projetos sociais desenvolvidos pela Águas de Sinop, acessewww.aguasdesinop.com.br ou ligue 3517 1150 e 0800 647 6060.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Nascentes do Xingu

About The Author
newsmt