Você está lendo:
Cerimônia comemora 52 anos do Corpo de Bombeiros Militar em MT:
0

Cerimônia comemora 52 anos do Corpo de Bombeiros Militar em MT:

by Radio Tangaráagosto 20, 2016

amp-Corpo-de-Bombeiros-de-MT-tera-inclusao-de-mais-300-soldados-bombeiroface

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) apresentou no Ganha Tempo nesta sexta-feira (19.08) um pouco da história da unidade, que comemora 52 anos de existência.

O prédio do Ganha Tempo não foi escolhido por acaso. Ali funcionou a primeira companhia dos Bombeiros, fundada em 1967. Além da exposição de fotos, equipamentos e fardamento, o corpo musical do Corpo de Bombeiros se apresentou.

Dona Ana Maria dos Anjos, 68 anos, foi ao espaço para pagar uma conta de luz e disse ter se surpreendido com a movimentação. Ela fez questão de registrar sua satisfação com o evento. “Enquanto estava na fila eu escutava a música e nem percebi o tempo passar. E ainda ganhei um pedaço de bolo!”, disse a aposentada.

A superintendente do Programa Ganha Tempo, Rosany Figueiredo, destaca a parceria com a Segurança Pública em eventos e nos atendimentos realizados junto ao órgão.

“Para nós, é uma grande satisfação poder partilhar deste momento. A Segurança Pública é parceira nossa nos atendimentos e nos eventos. Além disso, eventos como este trazem lazer, história e cultura a quem passa por aqui”, ressaltou

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Júlio Cesar Rodrigues, é importante essa aproximação com a população.

“É bom que a população veja como trabalhamos, que conheçam nossos equipamentos e nossa história. Hoje comemoramos 52 anos de atendimento no Estado de Mato Grosso, e nada mais justo do que compartilhar este momento com a sociedade”, avaliou

Aproximadamente 100 bombeiros participaram da cerimônia.

História

Em 19 de agosto de 1964, através da Lei nº 2.184, o Estado de Mato Grosso, criou oficialmente o Corpo de Bombeiros Militar.

O órgão passou a integrar os serviços ofertados à população pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. A principal função da nova unidade era de prestar serviços de extinção de incêndios e salvamentos.

O Corpo de Bombeiros conta atualmente com 18 unidades distribuídas no Estado, sendo quatro batalhões e 14 Companhias Independente de Bombeiros Militar.

Investimentos

O Governo do Estado vem investindo na Segurança Pública desde o início da gestão, em 2015 convocou 447 novos bombeiros para a tropa. Este incremento é o maior em 10 anos de história da corporação, que entre os anos de 2004 e 2014 teve apenas 80 bombeiros inseridos no quadro funcional do Estado

Na última aquisição para a unidade foram investidos 1,5 mi em fardamento e equipamentos de segurança. O que resultou na aquisição de 1.122 conjuntos de uniformes e 500 capacetes modelo Gallet, de padrão europeu que resiste a impacto temperaturas entre 700 e mil graus.

As aquisições fazem parte do projeto de reestruturação das forças de Segurança Pública, para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais.

About The Author
Radio Tangará