Você está lendo:
Chuva atrapalha colheita e produtores registram casos de soja ardida em Mato Grosso
0

Chuva atrapalha colheita e produtores registram casos de soja ardida em Mato Grosso

by newsmtmarço 21, 2015

As chuvas que caem em algumas regiões de Mato Grosso desde o dia 16 de março prejudicaram o avanço da colheita e produtores já registram casos de soja ardida (avariada). Em uma semana os trabalhos nas lavouras avançaram apenas 7,8 pontos percentuais, chegando a 88,3% dos 8,944 milhões de hectares semeados.

Em Sinop há relatos de chuvas há cerca de cinco dias consecutivos. Em alguns dias os produtores chegam a colocar o maquinário na lavoura no começo da manhã e no meio do dia tem de recolher em decorrência da chuva. “Alguns produtores já registram casos de soja ardida/avariada”, comenta o vice-presidente do Sindicato Rural de Sinop e produtor Antônio Galvan. No município os trabalhos chegaram a 91% dos 156 mil hectares destinados para a oleaginosa.

Em alguns casos, comenta Galvan, chega-se a descontar em média 20% da saca de 60 quilos em decorrência a soja ardida.

As informações do andamento da colheita em Mato Grosso são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A região mais avançada, conforme o levantamento, é o Médio-Norte com 95,3% dos 3,107 milhões de hectares colhidos. Já o Oeste 94,5% de 1,114 milhão de hectares, o Norte com 90,2%, o Centro-Sul com 88,5%, Sudeste com 88,7%, o Noroeste com 80,4% e o Nordeste com 70%.

Fonte: Olhar Direto

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?