Você está lendo:
CNHs com código de segurança digital já estão sendo emitidas no Brasil

CNHs com código de segurança digital já estão sendo emitidas no Brasil

As carteiras nacionais de habilitação brasileiras agora estão sendo emitidas com QR Code, um Código de Resposta Rápida, para evitar fraudes e falsificações. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, o novo item de segurança já foi emitido em cerca de 300 mil carteiras de motorista em todo o país desde o começo deste mês. O diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, fala sobre o benefício.
  
Elmer Vicenzi, diretor do Denatran
“O código de identificação rápido, ele justamente permite conferir a imagem da carteira de motorista. O primeiro elemento de segurança para toda a sociedade que vai permitir fazer uma conferência off-line da imagem”.
A nova carteira não exige a substituição das carteiras antigas, que não possuem o código de barras bidimensional e dados criptografados. A habilitação será substituída aos poucos, à medida que CNH dos motoristas forem perdendo a validade. De acordo com Denatran, essa tecnologia permite que a foto do documento apresentada pelo motorista seja comparada à imagem armazenada no banco de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados. Apesar das mudanças, a nova medida não prevê nenhum custo adicional aos motoristas.