Você está lendo:
Congresso define pela permanência da sede administrativa da Unemat em Cáceres
0

Congresso define pela permanência da sede administrativa da Unemat em Cáceres

by Radio Tangaránovembro 17, 2017

A Comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) decidiu na tarde desta quinta-feira (16) pela permanência da Sede Administrativa na cidade de Cáceres, com a reestruturação da reitoria em Cáceres e a criação, na estrutura organizacional, da “Unidade de Representação da Unemat em Cuiabá”.

A aprovação da proposta número 36, que tratava do fortalecimento da Unemat em Cuiabá, acabou por suscitar o pedido de exclusão do ponto 37 da pauta, que tratava da mudança da  Sede Administrativa. A exclusão desse item ocorreu por maioria dos votos dos 158 delegados com direito a voto que entendeu desnecessário discutir a proposta já que tinha sido deliberado pela criação do escritório de representação composta, no mínimo, um membro de cada pró-reitoria na capital e algumas reestruturações de setores específicos para melhorar o atendimento à comunidade acadêmica, dando maior celeridade e eficiência a gestão.

Entre as estratégias elencadas na proposta esta o envio de processos de forma digital, priorizar reuniões por vídeo-conferência, descentralizar, por meio de normatização, os processos de aquisição, cujas mudanças serão realizadas por uma comissão com representação dos três segmentos para definir a forma de atuação e composição desse escritório.

A proposta foi apresentada durante a plenária pela reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, por entender que “a permanência resguarda que a missão que deu origem a Unemat que é a interiorização do acesso seja respeitada, guardando para sempre esta memória de universidade inclusiva. Por outro lado, reconhecemos também a necessidade de atendimento dos câmpus, otimizando tempo e possibilitando maior agilidade dos processos”.

Esse era um dos principais objetivos da proposta de mudança da reitoria de Cáceres para Cuiabá. “Sabemos que estamos aprimorando o modelo de gestão a cada dia, porém todos nós sabemos da necessidade de modernizá-la. Logo, são ações fundamentais para a integração das nossas unidades, fortalecendo a união delas como condição de resistência a qualquer movimento que contrarie este princípio. Reconhecemos a necessidade de descentralizar muitas ações e, por isso apresentamos essa propositura”, afirmou a reitora durante a defesa do item.

O presidente da Comissão Central do Congresso Universitário, professor Tales Nereu Bogoni, destacou a maturidade e a qualidade dos diálogos e das discussões. “Nós ficamos muito felizes porque tanto acadêmicos, professores e servidores técnico-administrativos estão comprometidos com essa universidade, com o seu fortalecimento para que a Unemat nossa cada vez mais atender com excelência a população de Mato Grosso com o ensino superior público, gratuito e de qualidade, além de pesquisa e extensão”, disse.

O professor Tales, lembrou que apesar das discussões sobre a mudança da Sede Administrativa ter suscitado um interesse maior, muitos outros pontos centrais e cruciais para a Unemat estão em discussão desde o último sábado (11).  Para essa sexta-feira (17) ainda serão discutidos os eixos de política estudantil e política de financiamento.

About The Author
Radio Tangará