Você está lendo:
Copa São Paulo começou nesta quarta-feira com quatro jogos

Copa São Paulo começou nesta quarta-feira com quatro jogos

Maior campeão da principal competição de categoria de base, Corinthians enfrenta Ricanato-TO, em Itu, a partir das 21h30 (de Brasília)

Principal torneio de categorias de base do país, a Copa São Paulo de Futebol Júnior abre o calendário esportivo já nesta quarta-feira (2), com quatro partidas. A 50ª edição do torneio conta com 128 times, divididos em 32 grupos. O Flamengo é o atual campeão.

Dois dos times que já foram campeões, Corinthians e Ituano jogam na abertura da competição. O Corinthians enfrenta o Capital, que antes era conhecido como Ricanato, às 21h30, em Itu. O time da cidade enfrenta o Sinop-MT, na partida preliminar.

Jogos que aconteceram nesta quarta-feira (2) da Copinha:
17h15 – Paulista 0x0 Red Bull Brasil
19h15 – Ituano 2×0 Sinop-MT
19h15 – Vila Nova 2×3 Porto-PE
21h30 – Corinthians 3×2 Capital-TO

Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo avançam à próxima fase, que a partir daí será em jogo único de formato eliminatório — em caso de empate, a disputa será decidida nos pênaltis. Como tradicionalmente acontece, a final é jogada em 25 deste mês, no Pacaembu.

Se o Flamengo, com quatro títulos, é o atual campeão, o Corinthians é o maior vencedor da Copinha. A equipe já garantiu 10 títulos , tendo conquistado o último em 2017. Dos rivais paulistas, Santos e São Paulo contam com três títulos, enquanto o Palmeiras nunca levantou esse troféu.

No Rio — segundo Estado com mais representantes, atrás apenas, claro, de São Paulo — o Fluminense tem cinco títulos, seguido pelo Flamengo com quatro e Vasco com um. O Botafogo nunca foi campeão da competição. 

Os nomes e apelidos inusitados dos jogadores são tão tradicionais quanto a própria Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com atletas nascidos até 1999, a edição deste ano da competição das categorias de base curiosamente homenageia craques da Copa do Mundo de 1998. 

Clayvert Simeone (aparentemente uma mistura do holandês Kluivert e do argentino Simeone), Hyerro (do espanhol Fernando Hierro) e Heron Crespo (do argentino Hernán Crespo) são alguns dos nomes que chamam a atenção na competição.