Você está lendo:
CPI´s contra empreiteiras são "enterradas"; a do Eraí pode sair
0

CPI´s contra empreiteiras são "enterradas"; a do Eraí pode sair

by newsmtoutubro 30, 2014

Deputados retiraram assinaturas nesta quarta; a que propõe investigar cooperativas segue na pauta

A Assembleia Legislativa arquivou dois requerimentos de CPI’s na noite desta quarta-feria (29). A primeira foi a CPI da Trimec, que investigaria contratos milionários de empreiteiras com a gestão Silval Barbosa (PMDB).

A Trimec, do empresário Wanderley Torres, amealhou nos últimos anos contratos da ordem de R$ 300 milhões com o Governo do Estado. Sua criação foram iniciativa do deputado Ademir Brunetto (PT), mas quatro parlamentares retiraram suas assinaturas, inviabilizando a investigação.

A outra CPI, proposta pelo deputado Walter Rabello (PSD), era a da Nhambiquaras, empreiteira também conhecida pelos contratos milionários com órgãos públicos e prefeituras.

Um de seus proprietários, José Eduardo Botelho (PSB), se elegeu deputado estadual. À exemplo da Trimec, deputados retiraram suas assinaturas e o requerimento foi arquivado.

Nos bastidores, o comentário é que as retiradas das assinaturas já façam parte de um acordo para a composição de uma chapa para a disputa da Mesa Diretora, que acontece em fevereiro de 2015.

CPI do Eraí

A única CPI que pode ser instalada é a proposta pelo deputado estadual José Riva (PSD), que quer investigar cooperativas ligadas ao empresário Eraí Maggi (PP).

Tony Ribeiro/MidiaNews

O empresário Eraí Maggi, que é alvo de denúncia do deputado José Riva

Riva acusa o empresário, que foi um dos mais efetivos apoiadores da campanha do governador eleito Pedro Taques (PDT), de ter se utilizado da Cooalmat para sonegar impostos, num suposto esquema que, segundo o deputado, causou prejuízos da ordem de R$ 500 milhões aos cofres estaduais.

Riva já protocolou uma denúncia sobre o caso no Ministério Público Federal e Estadual, além da Polícia Federal e Delegacia Fazendária.

Nos bastidores, Eraí tem se articulado para tentar enterrar a CPI. Conforme apurou a reportagem, ele temeria prejuízos de ordem empresarial caso a comissão seja instalada.

 MIDIA NEWS

 

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?