Você está lendo:
Dilma e Aécio decidirão eleição para presidente no segundo turno
0

Dilma e Aécio decidirão eleição para presidente no segundo turno

by newsmtoutubro 7, 2014

Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) decidirão em segundo turno, no próximo dia 26, quem será o futuro presidente do Brasil. Com 99,95% das urnas apuradas (acompanhe a apuração), a petista obteve 43,24 milhões de votos (41,59%) no primeiro turno e o tucano, 34,88 milhões (33,55%), segundo números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Marina Silva (PSB) recebeu 22,16 milhões de votos (21,32%) e ficou em terceiro lugar, mesma colocação da eleição de 2010. O resultado ficou matematicamente confirmado às 19h56, segundo o TSE – até a última atualização desta reportagem a apuração dos votos para presidente não tinha terminado.

Após a confirmação de que haverá segundo turno, Dilma e Aécio fizeram pronunciamentos, em Brasília e em Belo Horizonte, respectivamente. A petista aproveitou a fala, a uma plateia de militantes do PT para atacar o PSDB. Disse que os brasileiros não querem mais “os fantasmas do passado” e que o PSDB “governou para um terço da população, abandonando os que mais precisam”. Aécio afirmou que aceitará o apoio de “todos os que tiverem contribuições a dar”, disse ter “enorme respeito” por Marina Silva (PSB), terceira colocada na eleição, mas que aguardará ela tomar “o caminho que ela achar mais adequado”.

Será a quarta vez consecutiva que candidatos de PT e PSDB disputarão o segundo turno – em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu José Serra (PSDB); em 2006, Lula se reelegeu contra Geraldo Alckmin (PSDB); em 2010, Dilma superou Serra.

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?