Você está lendo:
Eficiência no uso da energia elétrica gera economia para o consumidor

Eficiência no uso da energia elétrica gera economia para o consumidor

Trocar lâmpadas incandescentes por Leds, trocar eletrodomésticos antigos por novos e trocar motores velhos de elevadores por novos e eficientes, entre outros, geram economia

Indústria, comércio, agronegócio e população em geral poderão se beneficiar financeiramente dos conhecimentos que serão apresentados no 8º Seminário de Energia – Ideias Sustentáveis e Eficiência Energética, organizado pelo Sindenergia-MT (Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso), marcado para ocorrer, de 22 a 24 de maio, no auditório da Fiemt, em Cuiabá. Com inscrições gratuitas!

Para o presidente do Sindenergia, José Antônio de Mesquita, o uso racional da energia elétrica, seja por equipamentos utilizados nas casas, nos escritórios, nas empresas, nas indústrias e ou na própria iluminação das ruas e condomínios, precisa ser adotado por todos. Segundo ele, a eficiência energética precisa ser implantada como padrão de comportamento do século 21. E o resultado será uma economia que atingirá o bolso de todos os membros da sociedade.

“Posso dar um exemplo de fácil aplicação. Uma lâmpada do tipo Led de 7 watts tem o mesmo nível de iluminamento que uma lâmpada incandescente de 60 watts. Significa uma economia de 53 watts por hora ou quase 90% de economia. Dá para imaginar o reflexo na conta de luz. Além disto, a vida útil do Led é 50 vezes maior e o calor que é transferido para o ambiente é menor. Portanto, locais climatizados gastam menos energia para resfriar o ambiente”, diz Mesquita.

A programação do seminário terá diversos assuntos naturais do setor e, dentre eles, a eficiência energética será destaque. Terá uma palestra ministrada pelo ex-presidente da SBPE (Sociedade Brasileira de Planejamento Energético), Afonso Henrique Moreira Santos com o título “Eficiência energética como indutora da competitividade na indústria”. E um minicurso dado pelo coordenador do Niepe, Ivo Leandro Dorileo com o nome “Gestão de consumo na indústria”.

Inscrições

O 8º Seminário de Energia – Ideias Sustentáveis e Eficiência Energética, que ocorrerá de 22 a 24 de maio, tem o período de efetuar inscrições, nas palestras, minicursos e visita técnica à Usina Hidrelétrica do Manso (UHE Manso), aberto até o dia 19 de maio e somente pelo site do Sindenergia-MT (www.sindenergia.com.br ). Com inscrições gratuitas, mas com vagas limitadas.

A abertura está marcada para ser realizada no dia 22 de maio, uma segunda-feira, às 19h30, no auditório do Sistema Fiemt (Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso), que fica localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 4.193, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Mais informações pelos telefones (65)3644-3443 e 99801-3443.