Você está lendo:
Em audiência na Comissão de Agricultura Wellington pede apoio aos pequenos produtores do país
0

Em audiência na Comissão de Agricultura Wellington pede apoio aos pequenos produtores do país

by newsmtnovembro 13, 2015

Durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (12) na comissão de Reforma Agrária e Agricultura do Senado Federal (CRA), o senador Wellington Fagundes destacou a importância do investimento em assistência técnica e apoio aos pequenos produtores. A audiência pública teve a presença de vários dirigentes e ex-dirigentes da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e tratou de debater as dificuldades e os rumos da pecuária no Estado.

Segundo o parlamentar, o apoio à pecuária é essencial, pois contribui diretamente com os pequenos e médios produtores rurais, que integram a cadeia do agronegócio brasileiro. “Para termos uma ideia, de acordo com o último senso agropecuário, agricultores familiares contribuem com 33% do valor bruto da produção total do país. No campo social, o segmento responde por sete de cada dez empregos gerados no campo. A agricultura familiar favorece o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas”, pontuou Wellington.

Wellington Fagundes lembrou também que muitos dos assentados em Mato Grosso ainda estão sem a documentação necessária para terem acesso ao crédito para investir em produção animal e agrícola. “Abandonados, este pequenos produtores podem prejudicar até mesmo o controle da febre aftosa, no país, a grande maioria não possui recurso para vacinar os animais”, frisou.

Outro ponto deficitário debatido na audiência foi levantado pelo superintendente do Ministério da Agricultura em Mato Grosso, José de Assis Guaresqui. Ele destacou que hoje, o maior problema enfrentado pela pasta é conseguir atender a demanda das plantas frigoríficas para emissão de certificado para exportação da produção de carnes a outros países. “Temos poucos funcionários do Ministério em Mato Grosso. Temos o maior rebanho de carnes bovina, suína e aves, e mesmo assim um quadro bem reduzido de funcionários”.

Autor do requerimento para debater a pecuária em Mato Grosso, o senador Blairo Maggi destacou que o objetivo da audiência publica foi ouvir as dificuldades e vantagens do setor no Estado. “Esta é uma esfera de importância para Mato Grosso, que gera alguns bilhões na balança comercial e ocupa uma área muito maior que a área destinada a agricultura, e mesmo assim enfrenta sérias dificuldades”.

O diagnóstico da situação da pecuária no Estado foi apresentado por José João Bernardes, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso. Também estiveram presentes Mário Roberto Candia de Figueiredo, conselheiro fiscal da Associação; e os pecuaristas Luis Olavo Sabino dos Santos, Luiz Carlos Meister, e Arno Schneider, todos de Mato Grosso.

Fonte: Da Assessoria

About The Author
newsmt