Você está lendo:
ENSINO SUPERIOR: Governo e Unemat buscam parcerias para atender indígenas
0

ENSINO SUPERIOR: Governo e Unemat buscam parcerias para atender indígenas

by newsmtmarço 3, 2015

Parceria quer fortalecer e ampliação da oferta de educação superior específica

O governador Pedro Taques e a reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) receberam na tarde desta segunda-feira (02), no Palácio Paiaguás, representantes de diferentes povos indígenas de Mato Grosso para discutir o fortalecimento e a ampliação da oferta de educação superior específica e diferenciada para os povos indígenas.

Durante o encontro, o governador se comprometeu em buscar recursos junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Ministério Público Federal (MPF) e organismos internacionais para financiar projetos de infraestrutura e adequar o espaço físico que recebe os indígenas durante o período de aulas dos cursos oferecidos pela Unemat, no campus de Barra do Bugres.

A reitora da Unemat, Ana di Renzo, juntamente com o vice-reitor Ariel Lopes Torres e a pró-reitoria de Ensino de Graduação Vera Maquea participaram do encontro e destacaram o compromisso e o esforço que a instituição vem fazendo para garantir a oferta dos quatro cursos de licenciatura que são oferecidos para 31 etnias de Mato Grosso.

O governador Pedro Taques lembrou que o governo reconhece e respeita os direitos dos povos indígenas e que vai se empenhar para garantir e ampliar a oferta de cursos de graduação.

O líder indígena Paulo Henrique, da etnia Rikbatsa, lembrou que a Unemat foi pioneira no país na oferta de ensino superior para os indígenas, mas que hoje as demandas são outras como a ampliação dos cursos ofertados e reforma do prédio da escola agrícola, que é municipal.

O presidente do Conselho de Educação Indígena, Filadelfo Umutina, lembrou da importância da Unemat na formação dos povos indígenas e da necessidade do compromisso do governo do Estado.

O governador Pedro Taques, afirmou que está aberto ao diálogo e reconhece a importância dos povos indígenas. “Em 60 dias de governo já estamos recebendo e abrindo o diálogo com vocês, isso é prova do nosso respeito e reconhecimento aos povos indigenas”.

A reitora Ana Di Renzo ficou de encaminhar ainda na próxima semana o projeto completo para a reforma do prédio e também das demais necessidades a fim de que o governador possa apresentar os projetos para os órgãos federais e instituições internacionais.

Histórico

A Unemat oferta cursos específicos e diferenciados para os povos indígenas desde 2001 e já formou mais de 300 professores com nível superior. Atualmente estão em formação 98 indígenas em quatro cursos: Pedagogia Intercultural; Línguas, Artes e Literatura; Ciências Sociais e Ciências da Matemática e da Natureza.

Os cursos são oferecidos no campus de Barra do Bugres e conta com parcerias com a Funai, Prefeitura de Barra do Bugres e governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).

Fonte: Do Mídia News

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?