Você está lendo:
FACEBOOK E WHATSAPP: Boatos de fraude na conta de luz circulam nas redes sociais
0

FACEBOOK E WHATSAPP: Boatos de fraude na conta de luz circulam nas redes sociais

by newsmtdezembro 10, 2015

 Está circulando nas redes sociais um boato de fraude na emissão da conta de energia elétrica. Muitas pessoas estão compartilhando a mensagem sem saber que a partir deste mês a conta de luz sofreu alterações que acrescenta dois números na Unidade Consumidora (UC).

Reprodução

Em algumas mensagens compartilhadas informam que pessoas vestidas com uniforme da Energisa e com a máquina na mão estão emitindo conta com a unidade consumidora diferente e detalhes na cor laranja.

Como forma de esclarecimento a Energisa emitiu uma nota explicando o motivo das alterações na conta de luz a partir do mês de dezembro. Uma é a colocação do algarismo 6 antes do número da UC que identificação de Mato Grosso no Grupo Energisa. A segunda é a transformação do último número em um dígito verificador.

A nova fatura possui campos realçados com fundo colorido, permitindo fácil visualização de informações como o valor, a data de pagamento e o consumo, além de espaços em destaque para a indicação de contas em atraso e para mensagens de reaviso de vencimento e corte de energia.

 

 

A estudante Danielle Alves,23,moradora do bairro tijucal, ao ficar na dúvida da legalidade da conta entrou em contato com a empresa ao ver o boato circulando por mensagens de celular. ” As pessoas vão postando nas redes sociais sem antes buscar a informação oficial o que acaba confundindo a população. Na dúvida não compartilhe verifique primeiro”.

Após contato com a energisa a estudante foi informada que a conta sofreu alterações e que isto não é fraude e portanto o pagamento pode ser feito sem medo de sofrer prejuízos.

Alteração de número

Pouco mais de 1% das unidades consumidoras de Mato Grosso terá o número realmente alterado. São, na maioria, casos em que várias unidades estão em nome da mesma pessoa e, com a mudança nos sistemas, a manutenção dos números antigos não foi possível. Porém, também nessas situações, os atendentes conseguem localizar o cadastro com base no número antigo.

Entenda o que mudou na conta de luz 

Reprodução
About The Author
newsmt