Você está lendo:
FEBRE AMARELA: Ministério da Saúde declara fim do surto da doença
0

FEBRE AMARELA: Ministério da Saúde declara fim do surto da doença

by Radio Tangarásetembro 7, 2017

Esta decretado o fim do surto de febre amarela no Brasil. Não há registro de novos casos da doença desde junho deste ano, quando foi confirmado o último caso no Espírito Santo. A informação é do Ministério da Saúde, durante apresentação do novo boletim epidemiológico sobre a situação doença no país nessa quarta-feira (6). De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, mesmo com a interrupção da transmissão, é importante manter as ações de prevenção e ampliar a cobertura vacinal para prevenir novos casos no próximo verão, que é o período com maior probabilidade de a doença ocorrer novamente.

Ricardo Barros, Ministro da Saúde;

“A situação está sob controle, mas precisamos ampliar a cobertura vacinal. Precisamos que todas as áreas de recomendação de vacinação tenham 90% de cobertura. Essa é a meta e vamos insistir com os gestores locais para que alcancem esse objetivo. É preciso que as equipes façam busca ativa, especialmente nas pessoas que estão na zona rural que são as mais suscetíveis a pegar febre amarela”.

Desde o início do surto, no dia primeiro dezembro do ano passado, até 1º de agosto desse ano, foram confirmados 777 casos e 261 mortes por febre amarela. Ao longo do ano, o Ministério da Saúde enviou aos estados mais de 36 milhões de doses da vacina para conter a transmissão do vírus. Além disso, outras medidas foram adotadas para conter o surto, como a liberação de recursos aos estados para controlar a doença e o reforçar a assistência. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

 

About The Author
Radio Tangará