Você está lendo:
Feliz Natal: Vereador alerta para precariedades em estradas do assentamento Ena
0

Feliz Natal: Vereador alerta para precariedades em estradas do assentamento Ena

by newsmtnovembro 27, 2014

A situação da maior parte das estradas localizadas no assentamento Ena, em Feliz Natal, é crítica e já dificulta o acesso a algumas propriedades. A preocupação dos moradores é que com o período chuvoso cada vez mais intenso, a situação piore ainda mais se nenhuma ação urgente for tomada pela prefeitura. Atualmente, cerca de 250 famílias residem no Ena e mais de 200 alunos da rede municipal e estadual de ensino precisam transitar diariamente pelas estradas locais.

“Hoje as enxurradas estão correndo pelas estradas e causando erosões, que por sua vez dificultam o transporte de alunos e dos moradores”, disse em entrevista ao Nortão Notícias o vereador Vieira da Saúde (PSDB), que reside no Ena. Ainda segundo ele, “apenas em agosto do ano passado a prefeitura fez um trabalho lá, mas na ocasião apenas criaram-se bancos de areia, devido a característica do solo que temos por lá. Depois cobramos novamente ações do Executivo, mas fomos informados que durante a seca não seria possível. Até o momento, porém, nada foi feito”.

Conforme Vieira, as estradas internas do Ena foram construídas à partir de carreadores feitos na área antes da criação do assentamento e não houve o devido levantamento das vias, bem como a construção de valas laterais para escoamento da água. Dessa forma, durante o período das chuvas as águas acabam escorrendo para as estradas e não para fora delas, danificando as mesmas.

Uma das justificativas da prefeitura seria a de que não existiria cascalho disponível nas proximidades para realizar as melhorias. “Não podemos justificar uma falha em cima de outra. Se não tem cascalho é preciso encontrar outra forma de atender aquela comunidade, achar uma alternativa para não deixar os moradores ilhados”, disse o vereador.

Ele lembrou ainda que o município foi contemplado com maquinários (caminhão caçamba, retroescavadeira e patrol) do programa Pac 2, do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Esses equipamentos são destinados a atender as necessidades de pequenos agricultores.

Viera disse ainda que já levou o assunto à Câmara em várias ocasiões e apela para que a prefeitura realize ações emergenciais em alguns pontos “precisamos urgentemente que pelo menos os pontos mais críticos sejam recuperados”.

Procurado pela reportagem, o secretário de Infraestrutura e Obras, Luís Carlos de Melo não foi localizado para comentar o caso.

Fonte: Nortão Noticias

 

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?