Menu
Seções
Garis trabalham sem equipamentos de proteção obrigatórios em Nova Ubiratã
maio 2, 2016 Destaques

Em contato com lixo, profissionais ficam expostos a doenças.

Os garis contratados para trabalhar na coleta de lixo em Nova Ubiratã ficam expostos a riscos. Fotos tiradas pela equipe de reportagem do Acontece News MT, mostram que os profissionais trabalham sem usar os equipamentos de proteção individual (EPIs). Os garis recolhem o lixo com luvas inadequadas. Não usam uniforme, nem calçado adequado.

Infelizmente, nessas condições os trabalhadores ficam expostos a uma série de riscos. São matérias orgânicas, às vezes em decomposição, que criam alguns microrganismos. Durante o manuseio, ele pode ter necessidade de coçar o olho ou a boca, podendo transferir o material do lixo para o corpo. Por isso a necessidade do uso dos EPIs.

Perguntado sobre a ausência dos equipamentos obrigatórios de proteção, um gari respondeu: “Dizem que estão fazendo para nós, mas não sei certo ainda quando vai chegar”.

De acordo com as normas do Ministério do Trabalho, a obrigação de fiscalizar o uso de equipamentos de segurança é do empregador. Por outro lado, o gari que não usa os EPIs pode ser demitido por justa causa.

Sem EPIs e uniforme, os garis de Nova Ubiratã, usam suas próprias roupas (calça jeans, camisetas e botina) para fazerem a coleta do lixo.

De acordo com as informações, os profissionais nunca passaram por treinamentos de conscientização e os riscos de saúde que correm por trabalharem sem os devidos equipamentos de segurança, o que caracteriza uma falha grave.

O objetivo da reportagem do site Acontece News MT, é cobrar dos órgãos competentes e exigir que eles (GARIS), usem os EPIs, não apenas por segurança, mas porque assim exige a lei.

Pela legislação que regula o setor, durante o trabalho, os garis devem usar uniformes com faixas refletivas, luvas adequadas, botinas, máscaras, óculos, bonés e protetores de ouvido.

2 3

Da Redação

Comentários estão fechados
*