Você está lendo:
Governo realiza 2ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência
0

Governo realiza 2ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

by Radio Tangarásetembro 13, 2016
Evento ocorrerá em Cuiabá e a expectativa é receber mais de quatro mil participantes

299132-img_3841_pcd

Entre os dias 19 e 24 de setembro será realizada a 2ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O evento, que está sendo organizado pela Casa Civil, contará também com ações das Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Cidades (Secid-MT), Educação (Seduc-MT), Planejamento (Seplan-MT) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). A expectativa é que mais de quatro mil pessoas participem das ações que serão desenvolvidas ao longo dos dias.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2010, o Brasil conta atualmente com 45,6 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência. O número representa 23,9% da população do País. Destes, 2,6 milhões têm alguma deficiência mental ou intelectual (1,4% dos brasileiros). Em Mato Grosso, são mais de 872 mil pessoas com alguma deficiência visual, motora, auditiva ou intelectual/mental.

De acordo com o secretário adjunto de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcione Mendes de Pinho, a diversidade de atividades realizadas durante a Semana Estadual deste ano representa o trabalho integrado desenvolvido pelo Governo do Estado.

“A ação serve para chamar atenção dos mato-grossenses para o que já vem sendo feito e ainda necessita ser realizado para melhorar o dia a dia da pessoa com deficiência em Mato Grosso. Queremos mostrar ao público a realidade e as necessidades destas pessoas. O trabalho em conjunto com os mais variados órgãos auxilia na concretização das ações por completo”, destacou Pinho.

Programação

De acordo com a programação, a abertura do evento será realizada no salão nobre Cloves Vetoratto, no dia 19 de setembro, a partir das 8 horas, com a presença do governador Pedro Taques e demais autoridades. Já às 9 horas, ocorre o 1º Fórum de Discussão sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que terá como palestrante o promotor de Justiça do Pará, Waldir Madeira. No período vespertino, outras duas palestras serão ministradas: “Cultura surda na visão do surdo” e “Cultura surda na visão do ouvinte”.

Na terça-feira (20.09), a Seduc, por meio da Adjunta de Esporte e Lazer, realiza atividades das 8h às 17h no Sesi Park, em Cuiabá. A expectativa é que duas mil pessoas participem das ações. Ainda no mesmo dia, no Hotel Fazenda Mato Grosso, será iniciado o segundo meeting sobre a saúde da pessoa com deficiência. Com o tema “Mato Grosso unindo forças por uma saúde acessível, inclusiva e integral”, as atividades organizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) seguem até o dia 22 de setembro.

Para o dia 21 de setembro, a Setas-MT dará início, na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), à campanha estadual de luta da pessoa com deficiência, com o tema “Acesso universal para todos”. A programação terá início às 14 horas e segue até às 17 horas.

Na quinta-feira (22.09), as atividades serão concentradas na Arena Pantanal. Serão realizadas nove palestras, com temas voltados para a área de educação, além de apresentações culturais. Os trabalhos serão iniciados às 8 horas e seguem até às 17 horas. Na tarde do dia 23 de setembro, também na Arena Pantanal, profissionais da Seduc e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) falam sobre a educação bilíngue e o ingresso de pessoas com deficiência no ensino superior.

Na sexta-feira (23.09), das 8h às 11h, além de apresentação cultural, será realizada a palestra “Direito à Tecnologia Assistiva”, ministrada por profissionais da Adjunta de Gestão de Tecnologia em Informação, da Seplan. A atividade ocorrerá no salão nobre Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás.

No sábado (24.09), na Arena Pantanal, será realizada a palestra “Surdocegueira”, ministrada pela diretora da Associação Educacional para Múltipla Deficiência (Ahimsa), Shirley Maia, e a presidente da Associação Brasileira de Surdocegos, Claudia Sofia Pereira. A atividade terá início às 8h30 e segue até as 9h30. Na sequência, é a vez da palestra “Construção do livro em libras”.

O encerramento da 2ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência está programado para as 10h30 do dia 24 de setembro, na Arena Pantanal.

About The Author
Radio Tangará