Você está lendo:
Horário de verão em MT começa à zero hora de domingo
0

Horário de verão em MT começa à zero hora de domingo

by newsmtoutubro 17, 2015

Com a mudança, o novo horário segue até o dia 21 de fevereiro de 2016 (um domingo)

O horário de verão começa a partir da zero hora desde domingo (19) em Mato Grosso.

Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terá que adiantar o relógio em uma hora.

Com a mudança, o novo horário segue até o dia 21 de fevereiro de 2016 (um domingo).

De acordo com um decreto nº 6.558, de 2008, a data estipulada para o início do horário de verão é sempre o terceiro domingo de outubro, e o encerramento ocorre no terceiro domingo de fevereiro.

O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrada a maior demanda por energia.

Economia de energia:

Em 2015, o Ministério de Minas e Energia estimou que a redução da demanda de energia entre 18h e 21h foi de até 1.970 megawatts (MW), no subsistema Sudeste/Centro-Oeste.

Os ganhos com a redução do consumo total de energia foram de cerca de 195 MW médios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 55 MW médios no subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis.

O MW médio é calculado por meio da razão MWh/h, onde MWh representa a energia produzida e h representa a quantidade de horas do período de tempo no qual a referida quantidade de energia foi produzida.

No caso do horário de verão, são 4 meses, o equivalente a, aproximadamente, 2.880 horas.
A redução total de 250 MW médios corresponde a um percentual estimado de 0,5%, nos dois subsistemas.

Além disso, estima-se que ocorreu um ganho de armazenamento de energia nas hidrelétricas de 0,4% no sistema Sudeste/Centro-Oeste e 1,1% no sistema Sul.

About The Author
newsmt