Você está lendo:
Impeachment: “Existe um projeto de bolivarização da Corte”, diz Gilmar Mendes
0

Impeachment: “Existe um projeto de bolivarização da Corte”, diz Gilmar Mendes

by newsmtdezembro 18, 2015

Para o ministro Gilmar Mendes, voto vencido na sessão do Supremo Tribunal Federal realizada na quinta-feira (17/12) foi um “mar de estranhezas” e afirma: “Vamos fazer artificialismos jurídicos para tentar salvar, colocar um balão de oxigênio em quem já tem morte cerebral”.

Gilmar Mendes afirma que corte passa por um processo de bolivarização: “Existe um projeto de bolivarização da Corte. Assim como se opera em outros ramos do estado, também se pretende fazer isso no tribunal e, infelizmente, ontem tivemos mostras disso”.

Sobre a questão do poder de decisão do Senado, o ministro diz que isso já havia sido previsto no caso de Collor, mas a novidade é a intervenção da Corte: “Em relação à questão do Senado, a competência para rejeitar a acusação já estava no roteiro elaborado pelo STF com o presidente à época no senado, Sydney Sanches. A novidade é a intervenção na própria comissão, que a indicação dos nomes seja dos próprios líderes. (…) Como se a gente desconhecesse como se opera a liderança nos partidos. São 26 líderes manietados por cooptação. O tribunal fez isso claramente no sentido de anular a votação ocorrida na câmara”. Gilmar Mendes ainda elogiou o ministro Luiz Edson Fachin, que ele afirmou ter muita firmeza de caráter.

Fonte: Da Jovem Pan

About The Author
newsmt