Você está lendo:
Imunizar mais de 225 mil crianças é meta do Estado
0

Imunizar mais de 225 mil crianças é meta do Estado

by newsmtnovembro 11, 2014

A campanha pretende atingir 38.124 crianças contra a pólio

A campanha de vacinação contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, e o sarampo começou ontem, em Cuiabá. A imunização ocorre em todos os postos de saúde da capital, que intensificarão a vacinação nos dias 22 e 29 próximos, a partir das 8 horas. No Estado, devem ser imunizadas contra a pólio 225.624 crianças e, 199.962, contra o sarampo.

De acordo com a responsável técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Claudia Soares de Souza, na capital, a campanha pretende atingir 38.124 crianças contra a pólio, e desse total, 33.832, também deverão receber a vacina contra o sarampo. A meta é vacinar 95% deste público alvo.

Devem ser vacinadas crianças de seis meses a 5 anos incompletos. “Desde 1990 não se registra caso positivo de poliomielite no Brasil. Mas, o sarampo nós estamos tendo caso na região do Nordeste e o Ministério da Saúde optou em fazer a imunização contra essas duas doenças devido a essa questão epidemiológica. A intenção é proteger essas crianças menores de cinco anos contra o sarampo”, comentou.

Conforme Claudia Soares, os pais devem procurar a unidade básica de saúde mesmo que esteja com o calendário de imunização atualizado. “Os pais devem levar o filho ao posto de saúde para que o filho receba mais uma dose, é o que chamamos de vacina indiscriminada, a fim de fazer um bloqueio vacinal”, informou.

Foi o que faz Arthur Júnior, pai de Ana Beatriz, de 3 anos, que mesmo antes de entra na sala de vacinação já estava bastante amedrontada, mas nada que fizesse o seu pai desistir. “A vacina é importante para protegê-la contra doenças graves. Todos os pais têm que ter essa consciência”, comentou.

Em nível nacional, a campanha nacional teve início no dia 8 de novembro, mesmo dia em que foi realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, a Coordenadoria Especial de Rede Assistencial de Vigilância, Doenças e Agravos resolveu postergar o início da campanha municipal.

Apesar das vacinas já estarem disponíveis na rede pública, na capital, o dia “D” será no dia 22 de novembro (sábado) em todas as unidades básicas de saúde, com atendimento das 8 às 16h30. “No dia 29 de novembro, as unidades básicas de saúde também estarão abertas para realizar a vacinação. Faremos dois sábados seguidos para que os pais que trabalham e não podem levar seus filhos para vacinar durante a semana os levem no sábado”, destacou.

JOANICE DE DEUS
DIARIO DE CUIABÁ

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?