Você está lendo:
Indígenas decidem pôr fim ao bloqueio
0

Indígenas decidem pôr fim ao bloqueio

by newsmtagosto 19, 2014

Após reunião que durou mais de 5h, indígenas da etnia Enawenê-Nawê liberaram o trecho da BR-174, próximo ao município de Comodoro (644 km a Oeste de Cuiabá), bloqueado desde o último domingo (17). O tráfego de veículos, antes restrito aos motoristas que pagassem valores entre R$ 50 e R$ 100, foi liberado a todos às 10 horas da manhã desta terça-feira (19). Uma nova reunião, para tratar das reivindicações do grupo, está marcada para o dia 21 de agosto.

A decisão foi tomada após reunião entre a Polícia Rodoviária Federal, Funai, procuradores federais e lideranças indígenas. Entre as reivindicações dos indígenas estava a a construção de uma ponte e melhorias em uma via que dá acesso à aldeia. Aproximadamente 150 índios estavam realizando cobranças do pedágio.

De acordo com a PRF após reunião de intensas negociações o grupo se propôs colocar fim ao bloqueio na BR-174, hoje pela manhã. Uma nova reunião está marcada para a próxima quinta-feira (21), onde serão discutidas as reivindicações dos indígenas. Participaram também representantes da Prefeitura de Comodoro. Os índios ameaçam ainda a retomada do bloqueio caso não sejam atendidos.

Letícia Kathucia, especial para o GD

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?