Você está lendo:
JBS Friboi fecha mais um frigorífico e demite 300 trabalhadores
0

JBS Friboi fecha mais um frigorífico e demite 300 trabalhadores

by newsmtjulho 15, 2015

Sindicato diz que empresa não notificou trabalhadores com antecedência, em Nova Mutum

A unidade da JBS Friboi de Matupá (695 km ao Norte de Cuiabá) encerrou as atividades nesta terça-feira (14). Em razão da medida, 246 funcionários foram dispensados pela empresa.

Esta é a segunda unidade da JBS fechada em Mato Grosso, em um prazo de 15 dias. A matriz de Cuiabá encerrou as atividades em 1º de julho, extinguindo 500 cargos.

No comparativo geral, neste ano, foram fechados sete frigoríficos no Estado.

Somente nos últimos 15 dias, aproximadamente 1.500 trabalhadores de frigoríficos de Mato Grosso foram demitidos.

Além do fechamento das duas unidades da JBS, outra empresa que encerrou as atividades no Estado foi uma unidade da Minerva Foods, em Mirassol D’Oeste (300 km a Oeste de Cuiabá).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Carnes e Laticínios do Portal da Amazônia (Sintracal), José Evandro Navarro, os trabalhadores não foram comunicados com antecedência sobre o fechamento da unidade de Matupá.

“O fechamento ocorreu igual às outras unidades do Estado: sem um comunicado prévio dos trabalhadores”, disse.

Segundo Navarro, o sindicato acionou o setor jurídico para cuidar do caso. Ele afirmou que foi notificado sobre o encerramento somente na noite de segunda-feira (13).

“A JBS só anunciou sobre o fato quando estavam fechando a unidade. Antes, só existiam rumores de que mais frigoríficos fechariam as portas no Estado, mas não sabíamos quais”, declarou.

O Sintracal teria procurado a JBS Friboi, para tentar um acordo ou alternativas para os funcionários que poderiam ser demitidos. O sindicato, porém, disse que não conseguiu chegar a um consenso com a empresa.

“A empresa alegou que não tinha matéria-prima para permanecer o funcionamento. Mas havia, sim, gado para o abatimento, mas eles foram transferidos para Colíder”, disse o sindicalista.

A JBS Friboi de Matupá possuía 246 trabalhadores registrados. Incluindo prestadores de serviços, o número de funcionários é estimado em 300.

Outro lado

O MIdiaNews tentou contato com a direção JBS Friboi.

Por meio da assessoria, a direção da empresa afirmou que divulgaria um comunicado sobre o caso.

Sem planejamento

Em recente entrevista ao MidiaNews, nesta semana, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, disse que o fechamento de dezenas de frigoríficos em Mato Grosso, nos últimos dias, ocorreu por falta de planejamento da parte do Estado, nas gestões anteriores.

Conforme a Secretaria de Trabalho, neste ano, no Brasil, a pasta relata que 44 empresas da área encerraram os trabalhos em 2015.

Arruda afirmou que o Estado, na gestão de Silval Barbosa (PMDB), tem culpa pelo fechamentos dos frigoríficos.

Segundo ele, unidades que encerraram os trabalhos não tiveram acompanhamento adequado, por parte dos setores ditos competentes, para que pudessem entender corretamente a oferta de gado em Mato Grosso.

“O Estado [durante a gestão anterior], de certa forma, falhou por não planejar, em conjunto com a empresa, o modo de produção”, declarou.

FONTE: VINICIUS LEMOS/MÍDIA NEWS

 

About The Author
newsmt