Você está lendo:
Lançado edital para asfaltamento de 180 quilômetros da BR-242 em MT
0

Lançado edital para asfaltamento de 180 quilômetros da BR-242 em MT

by newsmtnovembro 7, 2014

Pavimentação vai abranger Santiago do Norte a Gaúcha do Norte.

Mais dois trechos da BR-242 em Mato Grosso serão licitados pelo Governo Federal. A pavimentação nos cerca de 180 quilômetros entre Santiago do Norte (distrito de Sorriso) a Gaúcha do Norte (nas proximidades do município) contempla os chamados lotes A e B. O edital lançado na quarta-feira (27) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) definiu como 2 de outubro a abertura das propostas.

A contratação será no chamado RDC (Regime Diferenciado de Contratação), o mesmo utilizado este ano para as obras da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Nesta ‘modalidade’ o consórcio vencedor elabora o projeto executivo e realiza o asfaltamento.

“Noutros modelos o DNIT tinha que fazer o projeto, por exemplo”, diz Edeon Vaz Ferreira, coordenador-executivo do Movimento Pró-Logística, formado por diferentes entidades do setor produtivo estadual. O prazo de execução será de 1.260 dias, ou três anos e meio, entre o projeto, licenciamento ambiental e a pavimentação.

A rodovia federal representa um importante rota de apoio ao escoamento da produção agrícola mato-grossense porque conectará as também BRs 163 a 158. Ela tem quase 600 quilômetros de extensão apenas em Mato Grosso e, deste universo, metade foi concluída. Restam ainda 285 quilômetros.

Dos nove lotes totais da 242 que deverão ser asfaltados no estado três ainda esperam o início da pavimentação porque dependem da abertura dos processos licitatórios. Dois destes já foram anunciados (para o A e B), restando a extensão C (na última etapa da estrada, na faixa Gaúcha do Norte a Querência, no nordeste mato-grossense).

G1/Redação

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?