Você está lendo:
MEC prorroga prazo de inscrição para o Sisu 2019 até domingo (27)

MEC prorroga prazo de inscrição para o Sisu 2019 até domingo (27)

O prazo para as inscrições do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, foi prorrogado até às 23h59 de domingo, 27 de janeiro. A princípio, as inscrições seriam encerradas já nesta sexta-feira, dia 25. Segundo o Ministério da Educação, a decisão foi tomada “para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes”.

Ainda de acordo com o MEC, o sistema do Sisu ficou instável nos dois primeiros dias de inscrição, que começou na terça (22). O site apresentou instabilidades e falhas e os candidatos tiveram dificuldade para concluir a inscrição e alterar as opções de curso já feitas. Usuários relataram que o sistema não carregava e, quando abria, exibia uma tela de login com problemas.

Outras mudanças foram anunciadas pelo Ministério da Educação. Entre elas está o retorno da regra de informe de notas de corte parciais como era em 2018. A divulgação, portanto, volta a ser feita apenas uma vez ao dia, à meia-noite, e não mais em vários horários. As notas de corte parciais de cada curso eram informadas em cinco momentos do dia, entre meia-noite e oito da noite. Isso, por sinal, pode ter sido um dos motivos para o excesso de acessos ao portal e da instabilidade do sistema de inscrições.

Apesar do adiamento do fim das inscrições, as datas da divulgação do resultado e os prazos para matrículas e listas de espera foram mantidas pelo MEC. O resultado do Sisu vai ser divulgado no dia 28 e a matrícula dos selecionados deverá ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. O estudante que não for selecionado na chamada regular em nenhuma das opções, vai poder manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir de 7 de fevereiro.