Você está lendo:
Ministério da Saúde lança série de vídeos de combate a Dengue, Zika e Chikungunya nas redes sociais
0

Ministério da Saúde lança série de vídeos de combate a Dengue, Zika e Chikungunya nas redes sociais

by Radio Tangarájaneiro 13, 2017

Com o início do Verão e o período de férias, a atenção para a limpeza dos ambientes deve ser redobrada para evitar que o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya se prolifere. Pensando nisso, o Ministério da Saúde criou uma série de vídeos nas redes sociais chamada “Ele pode estar em vários lugares e você pode não perceber”.
Esses vídeos são publicados todas as sextas-feiras e lembram que o mosquito pode estar em qualquer lugar, na sala, banheiro, latões de lixo, sem que a população perceba. O ciclo de reprodução do mosquito, do ovo à forma adulta, pode levar de 5 a 10 dias. Por isso, é preciso estar atento. Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda do apartamento, após uma chuva, podem se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança. É importante verificar se a caixa d’água está vedada, a calha totalmente limpa, pneus sem água e em lugares cobertos, garrafas e baldes vazios e com a boca virada para baixo, entre outras pequenas ações que podem evitar o nascimento das larvas. O ministro da saúde, Ricardo Barros, fala sobre as expectativas para 2017 e também te convida para fazer a sua parte.

Ministro da Saúde, Ricardo Barros;

“Nós esperamos terminar 2017 com estatísticas mais favoráveis na questão do resultado deste combate que será feito com a ajuda de cada cidadão. Por favor, cada cidadão está convocado a nos ajudar a combater o mosquito.”

Não importa se você mora em casa ou apartamento, o mosquito pode encontrar um recipiente com água parada para depositar os ovos e se reproduzir. Então, não se esqueça:

Sonora da Campanha de Combate ao Mosquito 2016 – Filme oficial;

“Um simples mosquito pode marcar uma vida, um simples gesto pode salvar. Elimine os criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Proteja a vida.”

Contra o mosquito não dá para ficar parado! Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.

 

Áudio:

About The Author
Radio Tangará