Você está lendo:
Ministério de Agricultura suspende exportações de pescados a União Europeia

Ministério de Agricultura suspende exportações de pescados a União Europeia

A exportação de pescados para a União Européia estará suspensa a partir do dia três de janeiro, em resposta a uma auditoria feita pelos europeus em setembro de 2017. A determinação foi comunicada nesta terça-feira (26), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo é antecipar uma possível suspensão unilateral por parte da União Européia, o que dificultaria possíveis negociações futuras.

Durante a auditoria foram encontradas irregularidades sanitárias no produto brasileiro. O ministério anunciou que irá se comunicar com outros órgãos públicos para que a inspeção sanitária nas embarcações, item muito criticado pelos europeus, esteja de acordo com as normas determinadas.

No entanto, o ministério responsável criticou o fato dos europeus colocarem peixes de captura e espécies de cultivo, como mariscos, por exemplo, na mesma categoria. O ministério da agricultura afirmou que o principal objetivo é a retomada da exportação de pescado o mais rápido possível.

A Associação Brasileira de Piscicultura, Peixe BR, divulgou uma nota criticando a falta de atenção de órgãos ligados a aquicultura no Brasil. O órgão classifica o episódio como um equívoco, mas afirma que a determinação não é nenhuma surpresa.

A Peixe BR ainda destaca que a piscicultura gera R$ 4 bilhões por ano e emprega cerca um milhão de pessoas. A instituição termina a nota lamentando a falta de condições de básicas para fazer o essencial.