Você está lendo:
Ministro das Cidades dá aval a projeto de saneamento em Mato Grosso:

Ministro das Cidades dá aval a projeto de saneamento em Mato Grosso:

ministro-das-cidades-da-aval-a-projeto-de-saneamento-em-mato-grosso

Um amplo projeto que prevê a implantação do sistema de saneamento na cidade de Peixoto de Azevedo, no Nortão de Mato Grosso, começa a ser estudado pelo Governo do Estado, Prefeitura do Município e a Assembleia Legislativa (ALMT), com anuência do Governo Federal. O ministro das Cidades, Bruno Araújo, que esteve em Cuiabá esta semana para inauguração de um residencial no bairro Osmar Cabral, sinalizou positivamente à ideia após conversa com o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto, e o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco.

A primeira reunião sobre o tema ocorreu nesta semana, na sede da Secretaria das Cidades (Secid-MT). Segundo o secretário Chiletto, uma equipe técnica da pasta irá até Peixoto de Azevedo, a 672 km de Cuiabá, para avaliar a situação na cidade e dar início aos trabalhos. “Este não será um projeto para atender somente alguns bairros. É um projeto para resolver todo problema de saneamento de Peixoto de Azevedo”, afirmou Chiletto.

Durante o encontro com o secretário, o parlamentar Dilmar Dal’Bosco ressaltou que o município está abandonado e que essa realidade precisa mudar. “Peixoto merece um bom projeto de saneamento. Temos que trazer a cidade para humanização. A cidade foi deixada de lado na gestão passada”, relatou o deputado.

De acordo com levantamento da Secid, atualmente Peixoto não dispõe de sistema de tratamento de esgoto e o fornecimento de água chega a 92% dos domicílios. O município, conhecido por ficar em uma região de garimpos, possui também apenas 29 km de asfalto e 77 km das vias estão sem pavimentação. Asfalto e a construção de rede de esgoto são as principais necessidades das mais de 30 mil pessoas que vivem na cidade. “O ministro deu um aval para fazermos esse trabalho com apoio do Governo Federal”, destacou Chiletto, referindo-se ao respaldo financeiro para composição do projeto.