Você está lendo:
Moradores são beneficiados com curso gratuito de higienização e beneficiamento de pescado
0

Moradores são beneficiados com curso gratuito de higienização e beneficiamento de pescado

by newsmtmarço 15, 2016

Quinze moradores do Distrito de Santo Antônio do Rio Bonito, localizado a 45 km de Nova Ubiratã, foram beneficiados com o primeiro curso de higienização e beneficiamento de pescado.

O treinamento, realizado entre os dias 07 e 11 de março, no Centro de Múltiplo Uso do distrito, foi uma iniciativa da Secretaria Agricultura e Meio Ambiente de Nova Ubiratã em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar).

Durante o curso os alunos aprenderam técnicas de higienização, conservação (salga e defumação), manuseio de ferramentas, confecção de embutidos, como linguiça, hambúrguer, croquete, quibe, e a desossa de peixes das espécies tambacu e matrinxã, bastante comuns na região.

De acordo com o idealizador do projeto, o secretário de agricultura e meio ambiente, Sandro Amaral, o curso teve como principal objetivo agregar o valor final do pescado produzido pelas dezenas de famílias de pequenos produtores daquela localidade.

“Muitos moradores aqui do distrito vivem da piscicultura, porém nem todos conheciam as técnicas apresentadas no curso, acredito que a partir de agora eles terão mais opções ao lidarem e comercializarem o pescado aqui produzido”, assinalou.

Ao todo mais de 70 kg de pescado, das espécies tambacu e matrinxã, foram utilizados durante o treinamento, desses 90% adquiridos pela Prefeitura Municipal, de produtores do distrito e o restante doado pelos próprios alunos.

“A piscicultura e um dos setores que mais tem crescido no Estado e em Nova Ubiratã não tem sido diferente, nós montamos uma equipe técnica para atender os pequenos produtores que queiram ingressar no ramo, e paralelamente a isso estamos trabalhando na divulgação do produto para o futuro aumento do consumo da carne de peixe, que na minha opinião é uma das mais saborosas”, ressaltou o Chefe do Executivo, Valdenir José dos Santos, que acompanhou o encerramento do curso.

Para a coordenador do Senar, Tatiane Rodrigues Silva, o curso superou todas as expectativas, “Eles [alunos] foram muito receptivos e participativos, não tenho dúvidas que plantamos uma semente que dará bons frutos a cidade de Nova Ubiratã”, disse.

1 2 3 4 5 7

Fonte: Assessoria

Foto: Divulgação

About The Author
newsmt