Você está lendo:
Município de Tangará da Serra deverá garantir transporte adequado a trabalhadores
0

Município de Tangará da Serra deverá garantir transporte adequado a trabalhadores

by newsmtagosto 11, 2014

A determinação é do Ministério Público do Trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) firmou na tarde da terça-feira (05), com o município de Tangará da Serra, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que obriga a atual e as futuras gestões a absterem-se de transportar trabalhadores em veículos de carga que não possuam autorização do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão que coordena o Sistema Nacional de Trânsito.

O acordo foi assinado após o MPT receber denúncia de que a Secretaria Municipal de Infraestrutura estaria conduzindo servidores públicos e trabalhadores braçais na caçamba de um caminhão, sem qualquer tipo de segurança. O próprio prefeito da cidade chegou a admitir a irregularidade.

O transporte de passageiros em veículos denominados “basculantes” e “boiadeiros” é expressamente vedado pela Resolução nº 82/1998 do Contran. Além disso, segundo o procurador do Trabalho Leomar Daroncho, a conduta é considerada ilícita não apenas na perspectiva das normas de trânsito, mas também das normas trabalhistas. “Embora a ocorrência não seja incomum, é irregular e apresenta sério risco ao trabalhador. Essa é mais uma conduta que precisa ser ajustada às normas de proteção”, salientou.

Em caso de descumprimento das cláusulas do TAC, o município será obrigado a pagar, por mês, uma multa de R$ 10 mil a cada episódio noticiado, mais R$ 3 mil por trabalhador encontrado nessa situação.

Fonte: Assessoria/MPT-MT com Rádio Tangará

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?