Você está lendo:
Nova Ubiratã: Ex-prefeito será homenageado pela Assembleia Legislativa
0

Nova Ubiratã: Ex-prefeito será homenageado pela Assembleia Legislativa

by newsmtfevereiro 26, 2016

A noite desta sexta-feira (26) promete ser especial para ex-prefeito e ex-vereador de Nova Ubiratã, José Bauer e para o produtor rural Albino Ruiz, que serão homenageados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso com a Comenda Senador “Filinto Muller”.

A seleta honraria é concedida a pessoas que contribuem e ou/ contribuíram diretamente com o desenvolvimento do Estado, e tem por objetivo destacar a importância do pioneirismo e comprometimento dos homenageados.

A solenidade de entrega dos títulos acontece logo mais a noite na Câmara Municipal de Sinop, além dos ubiratanenses também serão homenageados moradores de outras 12 cidades do Norte do Estado que foram escolhidas após rigorosa análise do Poder Executivo.

“A história do seu Zé Bauer e do “Bino” (Albino Ruiz) se confunde com a história do próprio município, são pessoas integras e aguerridas que acreditaram em Nova Ubiratã e doaram parte de suas vidas pelo desenvolvimento dessa terra e mais do que ninguém merecem essa linda homenagem”, frisou o Prefeito Valdenir José dos Santos, responsável pelas indicações.

Exemplos de superação

José Bauer – Paranaense de Santa Isabel do Ivaí, o contador José Bauer, de 52 anos, é um exemplo de que com trabalho e honestidade se vai longe.

Casado com Claudete Bauer, Zé Bauer, como é popularmente conhecido, deixou sua terra natal em 1986 a convite do recém-instalado Grupo Vedana, onde trabalha até os dias atuais.

Bastante participativo Zé Bauer acompanhou de perto todo o processo de criação do município, até então uma pequena currutela. “Foi uma época de muita dificuldade, não tínhamos nem casas para morar, e assim que chegamos ficamos alojados em barracos de lona que foram construídos, provisoriamente, as margens do Rio Tartaruga”, relembra o ex-prefeito.

A dedicação e o empreendedorismo do simples contador chamou a atenção da sociedade, e consequentemente dos líderes políticos, que o incumbiram da missão de pleitear uma vaga no Poder Legislativo, onde representou Nova Ubiratã, na época distrito de Sorriso, entre os anos de 1987 á 1994.

Após trabalhar pela emancipação do município, e atendendo ao pedido dos moradores, em 1995 Zé Bauer foi eleito o primeiro Prefeito de Nova Ubiratã, permanecendo no cargo até 2002.

“Fiquei muito feliz e lisonjeado ao saber da homenagem, sempre me orgulhei de toda minha trajetória seja na vida pública ou privada. Ofereço essa homenagem a minha esposa Claudete Bauer que de forma guerreira sempre esteve ao meu lado acompanhando todos os meus passos”, visivelmente emocionado disse Bauer.

Albino Ruiz – Paranaense de Cianorte o produtor rural e atual presidente do Sindicato Rural de Nova Ubiratã, Albino Ruiz, de 54 anos, é outro desbravador que tem sua história ligada diretamente ao município.

Casado com a dona de casa Sueli Ruiz, e pai da Bacharel em Direito Kamila e do Engenheiro Agrônomo Diego Ruiz, “Bino” como é chamado pelos amigos, também deixou sua terra natal em 1986.

Acompanhado por três irmãos e pelo pai, o senhor João Jesus Ruiz, os pioneiros venderam parte de uma propriedade rural no Paraná e seguiram para a comunidade de Nova Ubiratã, onde adquiriram um pequeno pedaço de terra, situado ás margens da MT-242 onde permanecem até os dias atuais.

Como a Região era conflitante e de futuro incerto os desbravadores decidiram partir sozinhos deixando suas respectivas famílias em seu Estado de origem, para só retornavam após as safras anuais.

Em 1996 Albino e a esposa decidiram se mudar definitivamente para o recém-emancipado município, na época os filhos do casal tinham 06 e 09 anos e aprenderam com o pai a lidar com a lavoura e a valorizar as riquezas produzidas no solo fértil.

Sempre comprometidos com a lida no campo a família Ruiz conseguiu expandir seus negócios e hoje possuem cerca de 4.300 hectares, onde são cultivadas lavouras e a criação de gado.

Em 2015 Albino assumiu a presidência do Sindicato Rural do município e passou a ajudar outros produtores no conpetitivo ramo do agronegócio, e consequentemente o desenvolvimento de Nova Ubiratã.

Com Assessoria

About The Author
newsmt