Você está lendo:
"O Taques não tem 43% dos votos nunca", dispara Riva
0

"O Taques não tem 43% dos votos nunca", dispara Riva

by newsmtjulho 19, 2014

“Histórico desse instituto não é muito bom”, disse candidato

O candidato ao governo do Estado, deputado estadual José Riva (PSD), não vê como confiável a pesquisa Vox Populi divulgada na noite desta sexta-feira (18) sob encomenda do jornal Diário de Cuiabáe que aponta o candidato Pedro Taques (PDT) com 43% e vencendo em primeiro turno, Riva em segundo com 18% já à frente do ex-vereador Lúdio Cabral (PT), da coligação ‘Amor à Nossa Gente’, que aparece, com 12%.

“O Pedro Taques não tem 43% dos votos nunca. Essa pesquisa não é mesma que na eleição passada apontava Lúdio com 49% das intenções de voto contra 39% do prefeito eleito Mauro Mendes? O Mauro venceu a eleição com 9% a mais de votos conta o petista. Foram 43% contra 34% na hora da urna. Então, ao meu ver, o histórico desse instituto não é muito bom”, disse.

Mesmo não crendo na veracidade dos números, Riva diz que se os números forem verdade ganhará a eleição no primeiro turno, uma vez que sua média de crescimento é de 1% ao dia. 

“Minha campanha foi decidida tardiamente, colocada oficialmente somente no dia 30 de junho, isso significa que por esses números, ganharei a eleição no primeiro turno, uma vez que a minha média de crescimento é de 1% ao dia”, declarou.

“É inverídico, mexeram para me colocar com rejeitado pela maioria e o Taques vencendo no primeiro turno”

Com relação à rejeição, Riva diz ter certeza que sobre a manipulação dos números. 

“É inverídico, mexeram para me colocar com rejeitado pela maioria e o Taques vencendo no primeiro turno”, finalizou ele ao reforçar que também não acredita que Lúdio esteja somente com 12%, como mostrado pelo instituto.

Pela pesquisa os votos nulos e brancos chegam a 8%, enquanto os que não sabem em quem votar ou não responderam atingem 15%, o que somado dá quase um quarto do eleitorado. No mesmo levantamento, os candidatos José Roberto (PSOL) e José Marcondes Neto, o ‘Muvuca’ (PHS), aparecem com 3% e 1%, respectivamente.

O Vox Populi realizou a pesquisa entre os dias 11 e 15 de julho, consultando mil eleitores da Capital e do interior. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo 00025/2014.

Na espontânea, Taques lidera com 8%, seguido pelo senador Blairo Maggi (PR), que não é candidato; vindo na seqüência Riva e Ludio, com 2%, cada.

A Vox Populi simulou um eventual segundo turno de Taques contra Riva e, também, Taques contra Ludio. Em ambos, o candidato do partido de Leonel Brizola desponta com principal favorito à vitória. No quesito rejeição, Riva aparece com 37% , seguido por José Marcondes Muvuca (8%), Lúdio Cabral (5%) e Pedro Taques (4%). Com 3%, o candidato do Psol tem o menor índice de rejeição.

LAURA PETRAGLIA
DO OLHAR DIRETO

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?