Você está lendo:
Operação integrada combate crimes ambientais em MT:
0

Operação integrada combate crimes ambientais em MT:

by Radio Tangaráagosto 24, 2016

COTRIGUACU_BOLETIM_1_

Doze pessoas foram detidas pela Polícia Judiciária Civil praticando atos de desmatamento no município de Cotriguaçu (960 km a Noroeste), nesta segunda-feira (22.08). A ação, que combate crimes ambientais, foi realizada em conjunto com a Polícia Militar da cidade. A ação resultou na apreensão de duas armas de fogo, motosserras e outros materiais.

As diligências iniciaram após uma ordem de serviço expedida pelo Ministério Público para averiguar suspeitas de desmatamento na região, no sentido da linha Cascalheira, em uma propriedade particular, denominada “Fazenda Naviraí”.

Ao chegarem ao local, inicialmente,  foi encontrado um barraco com um homem chamado Romário Ribeiro da Silva, que se apresentou como sendo cozinheiro, em posse de uma espingarda calibre 36, com a numeração raspada, seis cartuchos carregados artesanalmente, e mais três munições deflagradas.

Mais adiante foi localizada uma casa, onde Lucas Lopes Sobreira, que também trabalhava como cozinheiro e com passagens pela polícia por receptação, em posse de uma espingarda calibre 28, mais cinco cartuchos do mesmo calibre carregados artesanalmente, e uma munição deflagrada.

Diante dos flagrantes, Lucas e Romário alegaram que estavam ali somente para cozinhar e fazer as refeições dos outros homens, que estavam derrubando a mata.

Em seguida, ambos indicaram o caminho, quando os policiais se depararam com uma grande área verde devastada. No local, doze pessoas com motosserras faziam derrubadas das arvores.

Na abordagem dez homens, sendo um deles autor de dois crimes de homicídios, foram detidos. Já dois suspeitos conseguiram escapar do cerco policial, no entanto foram identificados pela Polícia Civil como conhecidos por “Procópio” e “Borá”.

Por se tratar de mata fechada e muito contato com espinhos e galhos os envolvidos apresentavam escoriações pelo corpo, provenientes das derrubadas.

No local também foram apreendidos 08 galões de gasolina para abastecer as motosserras totalizando cerca de 400 litros de combustível, alem de 04 galões de óleo queimado, 14 de óleo gastrol dois tempos, 09 motosserras, e aproximadamente 13 metros de corrente para motosserras, e 03 capacetes de proteção.

Os doze homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Cotriguaçu. Lá Lucas e Romário foram interrogados e autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições.

Os outros dez abordados na área desmatada foram autuados no termo circunstanciado de ocorrência (TCO) pela prática de crime ambiental previsto nos artigos 50 e 51 da Lei 9605/98.

As investigações continuam para apurar e responsabilizar outros envolvidos, por crimes ambientais.

Participaram da ação os policiais civis Kerlison, Elias, e Bruno, coordenados pelo delegado de policia José Ricerdo Garcia Bruno, e apoio os policiais militares Soldado Candido e Soldado Alan.

About The Author
Radio Tangará