Você está lendo:
Pacientes de Tangará da Serra são atendidos na Caravana da Transformação:
0

Pacientes de Tangará da Serra são atendidos na Caravana da Transformação:

by Radio Tangarájulho 15, 2016
No total, pacientes de 12 municípios serão beneficiados com serviços oferecidos pelo Governo do Estado durante Caravana da Transformação.

K36A3145

Pacientes de Tangará da Serra (239 km de Cuiabá) são atendidos durante a Caravana da Transformação, que é realizada pelo Governo de Mato Grosso no município de Barra do Bugres (168 km de Cuiabá) e oferece consultas e cirurgias oftalmológicas gratuitas à população.

Conforme Werley Perez, assessor especial da Secretaria de Estado de Saúde (SES), após uma reunião realizada com secretários municipais de saúde dos 12 municípios envolvidos na primeira edição Caravana, 240 pacientes de Tangará da Serra foram agendados para receber o atendimento.

A coordenação da Caravana abriu espaço para que um número ainda maior de tangaraenses pudesse participar do evento e também flexibilizou o horário de chegada da comitiva ao município, para que todos tivessem oportunidade de serem atendidos, contudo a Prefeitura de Tangará informou que não havia transporte suficiente.

Por conta disso, o Governo do Estado enviou um ônibus para transportar os pacientes de Tangará no local informado pela Prefeitura, porém nenhum paciente compareceu ao ponto marcado.

Perez ressalta que ainda há tempo para que os pacientes participem da Caravana. Os interessados só precisam ir até o Parque de Exposições de Barra do Bugres munidos de documento de identificação pessoal e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Ainda há tempo. Se os 240 pacientes quiserem vir amanhã, ainda está aberto. Se quiserem vir no sábado, ainda dará tempo. Estamos aqui para ajudar a população de Mato Grosso. Para nós, o cidadão está em primeiro lugar”.

Saúde

As cirurgias oftalmológicas oferecidas na Caravana passaram pela avaliação da Vigilância Sanitária e são realizadas com a máxima segurança. O governo de Mato Grosso contratou o sistema de cirurgias de catarata e pterígio mais moderno do país e com o menor índice de complicação possível.

Conforme o secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, os procedimentos são realizados em quatro carretas com ambulatórios móveis, sala cirúrgica e um ambiente pós-operatório. Os estabelecimentos já passaram pela avaliação da equipe de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e foram considerados seguros para receber a população dos 12 municípios do médio-norte mato-grossense.

Segundo o secretário, os procedimentos contratados pelo Governo do Estado foram considerados os mais modernos do país com trabalhos semelhantes realizados em Mato Grosso do Sul e Bahia. A taxa de complicações é inferior a 1% e, ainda assim, caso de alguma remota complicação ocorra, a SES montou uma estrutura especial para conduzir o paciente ao Hospital Regional de Barra do Bugres ou até mesmo para Cuiabá.

“O mais importante é que a cirurgia só será realizada depois um diagnóstico preciso e com a certeza da necessidade dela. Além disso, todos os pacientes terão acompanhamento pós-operatório”, ressaltou o secretário.

A equipe que cuidará das consultas será composta por 80 profissionais, com oito médicos oftalmologistas, sendo cinco clínicos, três cirurgiões, além de um médico intensivista (anestesista) à disposição da equipe.

Esta primeira edição da caravana será realizada no Parque de Exposições Renê Barbour. Para dar maior conforto e segurança aos pacientes, o espaço contará com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ambulâncias municipais, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Os pacientes passarão por uma consulta para identificar a necessidade do procedimento cirúrgico e a cirurgia será realizada entre 24 e 48 horas após este primeiro contato. Um dia depois, o paciente retornará para fazer uma consulta e acompanhar o pós-operatório. Uma nova consulta será realizada em sete dias e outra um mês após a cirurgia.

As consultas e exames serão feitas do dia 12 a 20 de julho, sendo que a cirurgias serão realizadas a partir do dia 14. A estimativa é que 800 consultas e 300 cirurgias sejam realizadas por dia. Até o final desta edição a expectativa é 5,6 mil procedimentos realizados, número suficiente para zerar várias filas de espera no interior do Estado.

Parceiros

Para realizar o projeto, o Governo do Estado conta com diversos parceiros divididos em duas modalidades. Os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra, Defensoria Pública. Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer e Detran-MT.

Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana da Transformação contará com o apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabelereiro e Grupo Barralcool.

About The Author
Radio Tangará