
Piloto faz pouso forçado e é preso por não ter habilitação
Polícia Civil de Sinop investiga se aeronave seria usada por traficantes de drogas na região
O piloto João Lopes, 64, foi preso pela Polícia Civil de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), por conduzir o bimotor EMB 810 D sem habilitação.
Ele foi preso após fazer um pouso forçado, na tarde de terça-feira (23), em um loteamento próximo ao aeroporto municipal.
O delegado que investiga o caso, Sérgio Araújo, disse que o piloto ficará preso por expor perigo no setor de transporte aéreo.
“Ele não apresentou documentos do avião, nem tem brevê (habilitação) para voar. O prefixo da aeronave estaria adulterado”, disse o delegado ao site Só Notícias, de Sinop.
Sérgio Araújo ainda acrescentou que, nos anos 80, o piloto teve envolvimentos com drogas e chegou a ser preso por tráfico.
“Não podemos afirmar que ele está envolvido com tráfico e usando o avião para isso. Mas, o histórico dele nos leva a analisar isso, sim. Está sendo checado também se a aeronave seria usada para transportar entorpecente”, afirmou o delegado.
A Polícia Civil prossegue na investigação sobre a origem da aeronave.
“Hoje, vamos mandar comunicado para a empresa, com base no registro na Aanac (Agência Nacional de Aviação Civil). Constam nomes de uma empresa em Mato Grosso e outra em Goiás”, acrescentou o delegado, referindo-se ao proprietário do bimotor.
Na delegacia, João Lopes apresentou a versão de que a aeronave estaria com problemas mecânicos e fazia testes. Mas pretendia voar até Cuiabá.
O pouso de emergência aconteceu 10 minutos após a decolagem. Ele viajava sozinho e não se machucou.
MAX AGUIAR
Tem algo a dizer sobre essa matéria?