Você está lendo:
Policiais e bombeiros militares se especializam em área de gestão e assessoramento:

Policiais e bombeiros militares se especializam em área de gestão e assessoramento:

Foram formados 46 profissionais dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre.

Bombeiros-e-Policia-Militar

Quarenta e seis policiais e bombeiros militares se formaram no Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAO), com especialização em Gestão de Segurança Pública. A solenidade foi realizada na noite de sexta-feira (05.08), no auditório do Tribunal de Contas, em Cuiabá.

Foram aproximadamente três meses do curso que contou com capitães. Foram aplicadas disciplinas nas áreas de Gestão de Logística e Patrimônio, Financeira e Orçamentária, de Pessoas, Ciência Política, Polícia Judiciária Militar, Direito Administrativo Aplicado à Segurança Pública, Saúde Física, Planejamento Estratégico Aplicado à Segurança Pública, dentre outras.

Ao final do curso, os alunos tiveram que apresentar um artigo científico sobre uma das áreas abordadas. Com uma das melhores notas recebidas pela banca, o capitão PM Alexandre José Dall’Ácqua teve como tema do artigo ‘O exercício da função de segurança: Desafios para formação dos oficiais da PMMT’. Na apresentação, ele expôs as necessidades práticas que podem melhorar a qualificação do trabalho policial no período de formação.

Assim, a partir desses conhecimentos adquiridos durante o CAO, os 46 profissionais de segurança pública tornam-se habilitados para exercer funções de assessoramento do Estado Maior de suas respectivas instituições militares.

Conforme o coordenador do curso, major Diego Tocantins, além de ser um requisito para promoção na carreira militar, o CAO eleva a qualidade do serviço policial prestado à sociedade. “É uma importante especialização na área de gestão, qualificando o profissional de segurança para melhor servir a sociedade”, disse Diego.

Além de proporcionar aos profissionais habilidades técnicas de gestão e assessoramento, o CAO também é fundamental para o processo de promoção na carreira dos oficiais.

“Sabemos da importância desse curso para a promoção na carreira militar. Mas o CAO vai muito além disso. É uma maneira interessante de buscar o conhecimento, a informação, fundamentais para melhor atender a sociedade”, disse o comandante-geral da PM, coronel Alves.

O comandante ainda destacou o avanço conquistado pela instituição em cerca de 30 anos e da importância do intercâmbio técnico que o CAO possibilitou aos participantes.

“Quando ainda era capitão, nossa instituição não possuía academia de formação, muito mesmo ofertava cursos dessa importância. Tínhamos que aguardar ofertas de outros Estados para adquirir tamanho conhecimento, formação e aperfeiçoamento. Hoje, sinto-me orgulhoso em termos representantes de outros estados participantes do curso oferecido por nós”, salientou Alves.

O CAO contou com participação de policiais e bombeiros de Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Acre (AC). Sendo, 37 policiais militares de MT, sete bombeiros militares de MS, um policial militar do AC e uma bombeira do MS.

Estiveram presentes na solenidade autoridades civis e militares, além de familiares dos respectivos formandos.