Você está lendo:
Prefeito Valdenir atende reivindicação dos vereadores e visita Aldeia indígena Tupara
0

Prefeito Valdenir atende reivindicação dos vereadores e visita Aldeia indígena Tupara

by newsmtmarço 7, 2016

No último final de semana o prefeito Valdenir esteve na Aldeia Tupara dos índios Ikpeng atendendo uma solicitação do presidente da câmara, José Afonso Canola (PPS) e do vice-presidente José Dias Pedroso (PT).

Os dois vereadores estiveram na Aldeia Tupará a cerca de 15 dias ouvindo reivindicações feitas pelo vice Cacique Ragau que no dia substituía seu irmão Ataqui que estava ausente por problemas de saúde.

Na oportunidade os índios reclamaram da estrutura da escola, móveis do PSF, falta de profissionais trabalhando na aldeia, aeroporto sem condições de pouso e decolagem, estradas má conservadas e principalmente um grande número de adolescentes que estão sem cursar o ensino médio.

Como alguns problemas são de ordem federal o prefeito aproveitou a visita do deputado federal Valtenir Pereira (PMB) que se encontrava no município para a criação de um novo partido e o levou até a aldeia para também levar as reivindicações até a Câmara Federal e posteriormente a Funai.

Na reunião com o presidente e vice da Câmara do município o vice Cacique Ragau disse se sentir enganado pelas autoridades do município, pois as reivindicações já foram feitas várias vezes ao executivo.

O presidente José Afonso Canola citou na última sessão ordinária da câmara que o executivo deveria dar mais atenção as aldeias indígenas que fazem parte do município, pois são cidadãos e a maioria vota em Nova Ubiratã.

Semana passada o vereador José Dias Pedroso (Gasolina) esteve na Seduc-MT para reivindicar o ensino médio aos alunos da aldeia. Segundo o vereador, a Seduc já tem uma possível solução para o problema, mas para resolver precisa da presença de representantes dos indígenas.

“Nós estamos correndo atrás do que está ao nosso alcance, pois o vereador pode cobrar soluções para os problemas, mas não somos nós que executamos”, disse Gasolina.

1 2 3 4 5

Da Assessoria de Imprensa

About The Author
newsmt