Você está lendo:
Presidente e vice-presidente da Câmara de Nova Ubiratã se reúnem com índios Ikpeng da aldeia Tupara
0

Presidente e vice-presidente da Câmara de Nova Ubiratã se reúnem com índios Ikpeng da aldeia Tupara

by newsmtfevereiro 22, 2016

Os vereadores, José Afonso Canola (PPS) e José Dias Pedroso (PT), presidente e vice-presidente da câmara respectivamente, estiveram na última sexta-feira (19) na aldeia Tupara em reunião com os Índios Ikpengs que vivem no local.

As autoridades foram recepcionadas pelo vice cacique Ragau que substitui seu irmão Ataqui que está ausente por motivos de saúde.

Os índios relataram diversos problemas vividos por eles na aldeia e que já foram solicitadas ao executivo municipal, mas sem solução até o momento.

Ragau disse em sua fala traduzida pelo técnico em enfermagem Aigure Txicão, que está descontente com o tratamento que está recebendo pelo município, pois os serviços básicos não estão sendo realizados no local.

A escola está precária, no local não são executadas reformas há muito tempo. O telhado da escola se tornou morada de morcegos e em alguns locais o forro que não caiu está caindo.

A maior parte das estruturas construídas no local foram com recursos próprios e doações de fazendeiros que tem propriedades próximo a aldeia. A administração do município construiu apenas uma pequena cozinha, mas ainda faltam armários e equipamentos.

Outra queixa dos Ikpengs é que na aldeia já tem internet, instalada pelo governo federal, mas os computadores que o município enviou não funcionaram adequadamente e foram trazidos para a sede do município para manutenção, mas ainda não retornaram.

O cacique Ragau cobrou também dos vereadores o apoio para que o município coloque funcionários permanentes para efetuarem a limpeza em torno da escola e posto de saúde.

Cerca de trinta alunos estão cursando o ensino fundamental e outros vinte que já terminaram, e a três anos aguardam uma forma de serem atendidos com o ensino médio.

Além de pedir com urgência a reforma da pista de pouso e decolagem de aeronaves que foi construída na gestão passada e, após isso não recebeu nenhuma reforma o cacique também reclamou da estrada que liga a aldeia ao distrito de Entre Rios.

“O cacique Itaqui, irmão de Ragau, já havia conversado comigo para marcarmos essa reunião. Então conversei com o presidente Canola e viemos ouvir esta comunidade que também precisa dos serviços do município e nós como vereadores também representamos eles”, disse Gasolina.

Os vereadores José Afonso Canola e o Jose Dias Pedroso (Gasolina) anotaram todas as reivindicações dos indígenas e devem se reunir com o executivo para cobrar uma solução para os problemas.

“É nosso papel como representantes das comunidades do município e fiscalizadores das ações do executivo ouvir e cobrar soluções”, enfatizou Canola.

1 2 3 4 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Com site oficial da Câmara/camaranovaubirata.mt.gov.br

About The Author
newsmt