Você está lendo:
REPERCUSSÃO: Doze senadores usam sessão para elogiar PSDB e Taques
0

REPERCUSSÃO: Doze senadores usam sessão para elogiar PSDB e Taques

by newsmtagosto 19, 2015

Senador Acir Gurgacz diz que coração do governador continuará sendo “pedetista”

Doze senadores, de vários Estados e partidos, usaram parte da sessão plenária na tarde de terça-feira (18) para repercutir a decisão do governador Pedro Taques (sem partido) de se filiar ao PSDB.

O primeiro a se manifestar foi o senador Aécio Neves, que preside o PSDB nacionalmente, que fez o anúncio da filiação.

“Não existe atividade mais nobre do que a atividade política, quando exercida por vocação. E, é com esse chamamento, que comunico ao plenário, que a partir de hoje, estará filiados aos quadros do PSDB, um dos mais qualificados quadros políticos da vida nacional e que essa Casa conheceu muito bem”, afirmou.

Ele citou ainda, que o governador mato-grossense fez história no Senado, pela sua postura independente e que, por vezes, foi de encontro ao que era defendido por seu partido, o PDT.

“Ao receber quadros como esse, não tenho dúvida alguma, de que está simbolizado, da melhor forma possível, esse momento extraordinário pelo que passa o nosso partido”

“Taques aqui fez história pelo seu equilíbrio, pela sua independência, pela sua coragem de ser sempre legal à sua consciência e não a eventuais conveniências. Muitas vezes inclusive, contrariando posições de seu partido, porque essas posições contrariavam aquilo que ele acreditava e que continua acreditando”, disse.

“Portanto, com uma alegria imensa no coração, porque tenho dito que esse é um reforço muito grande ao partido que combate hoje o que está acontecendo no Brasil, patrocinado pelo Governo Federal. A partir de agora, passa a ser companheiro tucano, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques”, anunciou.

Aécio reforçou ainda que Taques encontrará no PSDB, um “terreno absolutamente fértil” para que ele continue a defender as suas ideais e defenda os interesses de Mato Grosso.

“Em um momento em que alguns partidos têm dificuldades de caminhar pelas ruas, no PSDB acontece o contrário, temos cada vez mais percebido a conexão com o sentimento da sociedade brasileira. Ao receber quadros como esse, não tenho dúvida alguma, de que está simbolizado, da melhor forma possível, esse momento extraordinário que passa o nosso partido”, concluiu.

Na sequência, outros senadores também se manifestaram. Veja os depoimentos:

Cássio Cunha Lima – (PSDB-PB)

“Quero também trazer a palavra de boas vindas ao governador Pedro Taques, que tem se constituído uma referência para a nova política do Brasil. Durante a vida inteira, ouvi de meu pai, nosso poeta Ronaldo Cunha Lima, que política se faz com sacerdócio, e não como negócio. Isso é exatamente o que o governador Pedro Taques tem feito na sua curta militância partidária, porque vida pública ele já tinha, já que é egresso do Ministério Público Federal. Já no MPF, fez um belo trabalho, foi eleito em sua primeira eleição, senador, de forma consagradora. Quatro anos depois, o povo de Mato Grosso, com sua sabedoria política, o elege governador do Estado. Qualquer partido estaria celebrando e festejando o ingresso de um quadro da estatura moral, da decência, da competência, do saber jurídico, do conhecimento, da ética, do senso de Justiça que tem Pedro Taques. Na condição de líder do PSDB no Senado, falo por toda nossa bancada, saúdo o ingresso de Pedro Taques no PSDB, engrossando essa fileira para que possamos promover as mudanças que esse país tanto precisa, sobretudo em nome da ética. E é a postura ética, a questão moral, a decência de comportamento do governador Pedro Taques que engrandecerá ainda mais a nossa luta”.

Tasso Jereissati – (PSDB-CE)

“Taques é um dos políticos mais respeitados no nosso país no dia de hoje. Infelizmente, não tive privilégio de conviver com ele aqui no Senado, porém acompanhei seu trabalho de longe. Ele se destacou pela coerência, pela ética e pelo espírito público com que tratava das questões que aqui eram discutidas. Assim, firmando uma tradição no nosso partido de crescer, mas não a qualquer custo, mas sim, em cima qualidade, do compromisso com ideais, do compromisso com a ética e ideia de que podemos fazer desse um país melhor. Fico muito feliz de ter ao nosso lado, nas nossas fileiras do PSDB, um homem da qualidade de Taques que vem enriquecer esse partido nosso partido que tem quadros de gente competente e ética”.

José Serra – (PSDB-SP)

“Queria me congratular com o PSDB pelo ingresso do Pedro Taques no partido. É um homem público de grande qualidade, jurista bem formado, voltado para a área pública. Queria observar algo interessante, o Taques deixa o partido, com todo o respeito, que é da base do Governo, e vem para um partido de oposição, no exercício do cargo de governador. Isso é algo muito diferente e inusitado, eu diria, na política brasileira. Queria mandar meu abraço ao Pedro e congratular o PSDB, na pessoas do presidente Aécio, por essa, vamos dizer ‘aquisição’”.

“Quero dizer aos colegas que tem um toque muito pessoal nessa minha manifestação de alegria. Durante os quatro anos em que convivi com Taques me aproximei muito dele. Ele começou sua carreira jurídica em São Paulo, como procurador da República. Na Comissão de Constituição e Justiça convivi muito de perto com Taques. Ali, pude apreciar muitos aspectos de sua personalidade, sua sabedoria jurídica. Taques é um jurista, mas como dizia um antigo professor meu, um jurista que é apenas jurista é triste coisa. Pedro Taques não era apenas um jurista, ele tem o sentido da Justiça e do Direito como tecidos absolutamente vivos. Taques sempre teve vocação política, nunca abandonou o gosto pela inovação, pela mudança, pelo combate de suas causas. Fico feliz com sua filiação, ela é sinal de saúde política do nosso partido. Ele deixou no Senado uma lembrança forte de amizade e trabalho parlamentar que ainda não foi concluído, que é a atualização do Código Penal Brasileiro, trabalho que ele conduziu magistralmente. Quero parabenizar o Aécio por sua articulação exitosa e hoje comemoramos o ingresso desse grande homem público no nosso partido”.

Blairo Maggi – (PR-MT)

“Quero saudar o presidente do PSDB e cumprimentar o partido pela recepção ao governador Pedro Taques. Não tenho dúvida nenhuma das qualidades do governador Pedro Taques, aqui já elencadas pelo líder Cássio. Dizer que o Estado de Mato Grosso, assim como o PSDB, espera bastante do Pedro Taques, o Mato grosso também espera bastante do PSDB, Não tenho dúvida de que vocês farão uma grande parceria política nesse momento. O governador fez um movimento político e escolheu o partido olhando para o futuro. Tem meu entusiasmo, embora eu não tenha nada a ver com isso, tem meu entusiasmo ver a movimentação política que o governador Pedro Taques faz nesse momento. Parabéns ao PSDB e ao governador Pedro Taques”.

José Agripino – (DEM-RN)

“Quero destacar a coragem de Taques, todo governador precisa do amparo do Governo Federal e ele está fazendo a opção por partido de oposição, ele sabe que é possível que isso venha trazer consequências”

“Gostaria de fazer o registro, primeiro de tudo, da inveja que eu tenho de saber que o PSDB está recebendo um quadro como o governador Pedro Taques. Conviveu conosco durante quatro anos, tínhamos uma excelente relação política e pessoal. Quero destacar também a coragem de Pedro Taques porque ele é governador de um Estado. Todo governador precisa do amparo do Governo Federal e ele está fazendo a opção por partido de oposição, ele sabe que é possível que isso venha trazer consequências, no que diz respeito às transferências de recursos, a concessão de empréstimos. Mas ele faz a opção partidária olhando para futuro, olhando para frente. Ele olha para o Brasil que todos nós queremos mudar. Sinto gratificado, porque ao lado do PPS, SD, PSDB, o Democratas vem há anos exercendo a oposição, estamos nesse momento enfrentando grande dificuldade no cenário político-econômico, mas sintonizados com a sociedade. Quero me congratular com a coragem cívica do governador Pedro Taques, que faz uma opção pelo futuro ao se filiar ao PSDB”.

José Medeiros – (PPS-MT)

“Quero me congratular com o PSDB, nós do PPS também fizemos o convite, mas o senador Pedro Taques está indo para o PSDB e está, com certeza, no lugar onde ele já tinha alinhamento. Diria que o partido está de parabéns porque esse novo quadro tem tudo a ver com o novo momento da política brasileira. Aliás, antes mesmo das manifestações de 13 de junho, aquelas bandeiras que foram pra rua, já eram as quais levaram Taques a ser senador da República e agora governador”.

Acir Gurgacz – (PDT-RO)

“Como não poderia ser diferente, lamento a saída do governador Pedro Taques do PDT. Mas pontuo a importância que o Pedro Taques tem, e teve ao PDT, ele contribuiu muito para com o nosso partido. Desejo boa sorte, sucesso ao nosso governador Pedro Taques, mas tenho a certeza de que seu coração continuará sendo pedetista. Mando meu abraço ao Taques, desejo sucesso na nova caminhada”.

“Desejo boa sorte, sucesso ao nosso governador Pedro Taques, mas tenho a certeza de que seu coração continuará sendo pedetista”

Randolfe Rodrigues – (PSOL-AP)

“Como disse a pouco o senador Agripino, me permita expressar um sentimento de inveja, no bom sentido. O senador Pedro Taques, nosso caro amigo, com quem aprendi a ter aqui no plenário e nas relações de senador, orgulho de ter construído uma relação de amizade. Aqui ele serviu e serve de inspiração para todos nós na atuação que teve. O PSDB ganha e muito. Não tenho dúvida de que Pedro Taques é uma das mais proeminentes lideranças políticas desse país. Tem dirigido um Governo em Mato Grosso com as dificuldades e um triste legado que lá recebeu, mas não tem olhado no retrovisor. O PSDB, não tenho dúvida, está de parabéns”.

Waldemir Moka – (PMDB-MS)

“Pedro Taques é um dos melhores homens públicos desse país. Taques representa a pessoa, o político que quer fazer as coisas de forma correta, com ética, lisura, preocupado em atender as necessidades de sua população. Minha inveja só não é maior porque nós vamos, em breve, eu acredito, receber o Blairo Maggi, também de Mato Grosso. Desejo sucesso ao Taques, pois a competência, nunca lhe faltou”.

Ataídes Oliveira – (PSDB-TO)

“Ele é um homem diferenciado pela sabedoria, pela ética, pela moral por seus princípios, sua atitude e sua coragem. Percebo que Pedro Taques só vem fortalecer ainda mais esse grande partido, o PSDB. O Taques deixou para mim um legado aqui nessa Casa, que é possível sim fazer política com ética e moral”.

FONTE: CAMILA RIBEIRO DO MÍDIA NEWS

About The Author
newsmt