Você está lendo:
Riva quer tornar Unemat acessível nos 141 municípios
0

Riva quer tornar Unemat acessível nos 141 municípios

by newsmtagosto 18, 2014

Expansão dos campi e aumento no número de vagas são prioridades

Levar aos cidadãos dos 141 municípios de Mato Grosso o acesso à Universidade do Estado Mato Grosso (Unemat) é uma das metas do candidato a governador José Riva (PSD). 

Durante inauguração do comitê de campanha de Juara, cidade onde tem sua base eleitoral, o candidato lembrou que, como deputado estadual, lutou pela expansão e pelo fortalecimento da Unemat e afirmou que, caso eleito, pretende transformar a universidade na instituição mais forte do Estado.

“Se Deus quiser, como governador, onde houver uma cidade eu quero levar a Unemat. Se não for um campus, vai ser um núcleo. Se não for um núcleo, vai ser um curso especial. Se não for um curso especial, vai ser uma parceria com o município”, disse Riva.

De acordo com o candidato, outra medida de fortalecimento da universidade é o aumento do orçamento, que chegará a 2,5% da receita corrente líquida do Estado em 2018, segundo Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada no ano passado. Mais recursos garantirão maior investimento e proporcionarão a abertura de novas vagas.

Riva já anunciou, durante a campanha, que uma das suas prioridades no setor da educação será levar campi da Unemat às três maiores cidades do Estado, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Além disso, ele afirmou que quer investir mais na pesquisa e extensão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), que financia projetos e oferece bolsas. 

Outra proposta para ampliar o acesso ao ensino superior é a implantação do Programa Universitário de Mato Grosso (Promat), que dá bolsas para estudantes de baixa renda para estudarem em universidades particulares. O projeto de lei de autoria do parlamentar foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador, mas nunca foi colocado em prática.

“A instituição mais forte do nosso governo vai ser a Unemat. E onde não der para levarmos a Unemat, já temos outros projetos. O Promat, que é de minha autoria, vai dar bolsa universitária para atender os filhos de trabalhadores”, disse o candidato.

Em Juara, Riva participou também de uma carreata e visitou a Expovale, feira agropecuária do município. Neste sábado (16), ele também esteve em Nortelândia e Arenápolis. No domingo (17), ele visitou Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Araputanga.

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?