Você está lendo:
Saiba como a gestão responsável dos recursos hídricos é vital para o crescimento econômico

Saiba como a gestão responsável dos recursos hídricos é vital para o crescimento econômico

A preservação dos recursos hídricos é fundamental para fomentar a economia. A água é recurso indispensável para a produção industrial, para a agricultura e pecuária, por exemplo.

De acordo com o IBGE, os setores econômicos do país gastam seis litros de água para cada real ganho. O mal-uso da água tratada e distribuída em todos os lugares, em todos os setores do país, incluindo o consumo residencial, é de quase 40%, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

Para o especialista em Hidrossedimentologia da UNB, Henrique Leite Chaves, o país precisa investir mais dinheiro nas boas ações de gestão dos recursos hídricos. Ele explica que os investimentos são fundamentais para reverter o cenário de desperdício de água e degradação dos mananciais do país.

“A questão de gestão de recursos hídricos ela é indispensável para o crescimento do Brasil, inclusive para a solução de uma série de problemas que nós vivemos, por exemplo: a desigualdade social e do baixo crescimento econômico. A falta de investimento nesse setor vai perpetuar o ciclo vicioso entre água de má qualidade, falta de saneamento, degradação ambiental, empobrecimento, e aí voltamos a fechar esse ciclo”.

O levantamento do IBGE mostra números positivos na relação uso de água e faturamento na economia. De acordo com o indicador de eficiência hídrica do instituto, os setores econômicos faturaram quase 170 reais a cada mil litros de água usados.

“Para que os setores sejam mais eficientes no uso da água é muito importante que a sociedade e o próprio governo estejam vigilantes. As nossas leis e regulamentos já são bastantes amplos para que todos os setores sejam responsáveis pelo uso da água e na destinação, por exemplo, dos poluentes”.

A agricultura e a pecuária são os setores que mais consomem água no Brasil, cerca de 24 bilhões de metros cúbicos por ano, segundo dados do IBGE. Em compensação, o setor agropecuário produziu para a economia cerca de 546, 3 bilhões de reais no passado. Essa é a maior receita do setor nos últimos 27 anos. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

#CompartilhandoÁgua