Você está lendo:
Secretaria de Segurança e líderes comunitários de Nova Ubiratã se unem para debater futuro do Comsep
0

Secretaria de Segurança e líderes comunitários de Nova Ubiratã se unem para debater futuro do Comsep

by newsmtagosto 7, 2015

A atual situação do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), foi o tema de uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (05) nas dependências da Casa dos Conselhos em Nova Ubiratã.

Na ocasião membros da sociedade civil organizada, e lideranças políticas do município se reuniram com as policias civil e militar, e representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT), para debater as principais diretrizes e a forma de atuação da entidade, que tem sido uma importante ferramenta para combater o aumento da criminalidade nas cidades de Mato Grosso.

Durante a reunião o Gerente de Integração da SESP, Moacyr Carvalho, lamentou a ausência do Estado junto aos conselhos que foram perdendo autonomia com o passar dos anos.

“O atual governo sabe das dificuldades enfrentadas pelos senhores, e seguindo uma determinação do secretário de segurança, Mauro Zaque, nós estamos priorizando o atendimento aos conselhos. Eu estou há quase dez anos no órgão e esta é a primeira vez que vejo um governo realmente compromissado com a segurança pública de Mato Grosso”, afirmou.

Já a Sargento da Policia Militar, Vanini, reforçou a importância da atuação das entidades no apoio ao combate á criminalidade.

“Os conselhos tem um papel fundamental para combatermos o aumento da criminalidade, afinal de contas eles são formados por pessoas de bem que querem a melhoria de sua comunidade, são vocês que vão apontar em que local os órgãos de segurança precisam concentrar seus esforços”, explicou.

Ao longo da reunião, que durou cerca de duas horas, os representantes do Comsep do município receberam orientações sobre os trâmites burocráticos para a regularização da entidade.

“Infelizmente nós temos algumas pendencias que devem ser sanadas com a ajuda do Estado, sabemos da importância do conselho e é exatamente por isso que vamos conclamar a sociedade em geral para contribuir conosco”, frisou o Presidente do COMSEP, Gean Carlos, que ainda lamentou a ausência de algumas entidades.

“Muitos setores da sociedade tem deixado a desejar, principalmente as igrejas que mesmo fazendo parte do conselho não tem demonstrado interesse pelo assunto, é aquela velha história muitos reclamam, mas poucos querem somar conosco”, ressaltou.

Para o Secretário Municipal de Finanças, Arnon Soares Vandes, que representou o Poder Executivo no encontro, o Comsep é uma iniciativa que deu certo.

“Não tenho dúvidas sobre a eficiência do conselho que tem ajudado de forma contínua tanto a policia civil quanto a militar, beneficiando assim milhares de moradores de Nova Ubiratã, por outro lado precisamos de mais ajuda e ela pode vir do Ministério Público e da iniciativa privada, entidades que serão procuradas após o processo de regularização do conselho”, afirmou.

De Nova Ubiratã os servidores da secretaria seguiram para o polo Regional de Sinop, de onde em visitas pelas cidades circunvizinhas, incluindo Ipiranga do Norte, Claudia e Sorriso.

Fonte: Da Assessoria

About The Author
newsmt