Você está lendo:
Sedec cria comissão para desenvolver plano estratégico do turismo:

Sedec cria comissão para desenvolver plano estratégico do turismo:

Sedec cria comissão para desenvolver plano estratégico do turismo.

sedec-cria-comissao-para-desenvolver-plano-estrategico-do-turismo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico criou uma Comissão de Elaboração do Planejamento Estratégico Estadual do Turismo de Mato Grosso com o objetivo de traçar um plano para o setor até 2027. A medida foi publicada no Diário Oficial que circulou na segunda-feira (13.06).

De acordo com o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, a ideia é pensar o turismo em curto, médio e longo prazo. “Queremos com esse plano criar um norte para que durante esse período não tenhamos interrupção ou mudanças nas políticas públicas de turismo traçadas pela atual gestão”, reforça o gestor.

Nigro cita como exemplo o corredor do Ecoturismo, que compreende Pantanal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres e Jaciara, criado pela atual gestão para fomentar o destino Mato Grosso. “Queremos, por exemplo, fazer com que, independente da gestão, esse corredor seja mantido. Na verdade estamos criando um plano estratégico que deverá ser seguido, independente da troca de gestores”, destaca.

A medida deve-se também ao fato da atividade ser sistêmica e depender de vários outros setores. O plano será composto de programas e projetos a serem desenvolvidos em curto, médio e longo prazo.

 

Cachoeira Salto do Utiariti, em Campo Novodos Parecis

Formatação

Primeiro serão identificadas informações primárias e secundárias na própria Sedec e em outras secretarias como a de Planejamento e Meio Ambiente, além dos municípios turísticos do Estado.

Depois será realizado um diagnóstico e um prognóstico desses dados e por último, baseado nesses levantamentos, elaborado o plano estratégico, que deverá ficar pronto até novembro de 2016.

A comissão será composta por servidores de carreira da pasta e de várias áreas, como infraestrutura, marketing, pesquisa e planejamento e qualificação.

Estímulo econômico 

O Governo do Estado quer transformar o turismo em Mato Grosso em um dos principais pilares da economia. Pensando nisso criou o Programa de Fomento ao Turismo (Pro-turismo) dividido em três frentes de trabalho: Infraestrutura, treinamento e qualificação e promoção e divulgação.

Infraestrutura: é viabilizada por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur). Hoje são 19 obras turísticas em andamento e mais quatro aguardando aprovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição financiadora do programa.

 

Lago em Bom Jardim, no município de Nobres

Qualificação: A secretaria também tem promovido, em parceria com o Sistema S, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Universidade do Estado de Mato Grosso e prefeituras, cursos de qualificação para estruturar equipamentos turísticos, melhorando o atendimento e a oferta de serviços e tornando esses destinos mais competitivos.

Já foram realizados cursos de qualificação para guias de turismo, para profissionais de empreendimentos ligados ao setor como bares, hotéis e restaurantes e formação de guias em roteiros históricos, folclóricos e culturais.

Além disso está sendo implantado pela Sedec o projeto Qualitur-MT que consiste em qualificar profissionais de turismo diretos e indiretos, nos municípios do Corredor do Ecoturismo que compreende localidades do Pantanal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Jaciara e Nobres.

Divulgação: Para promover e divulgar o estado, a secretaria tem participado ativamente de feiras e eventos nacionais e internacionais e ainda retomou, após oito anos, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal, que recebeu cerca de 60 mil pessoas em sua primeira edição este ano.