Você está lendo:
SEDUC IMPRIME E DISTRIBUI QUASE SEIS MIL LIVROS DE MATEMÁTICA EM ALDEIAS DE MT
0

SEDUC IMPRIME E DISTRIBUI QUASE SEIS MIL LIVROS DE MATEMÁTICA EM ALDEIAS DE MT

by Radio Tangarámarço 23, 2021

O material esta em português e na língua de cada etnia. Projeto é uma parceria entre a Seduc e o Governo Federal

As comunidades indígenas de Mato Grosso estão recebendo livros impressos, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Governo Federal.
Trata-se de um material didático específico para a modalidade educação escolar indígena num total de 11 volumes para oito etnias – o povo nambikwara foi contemplado com três troncos linguísticos (sabane, katitaurlu e vale do Guaporé).
Foram contemplados também os manoki (irantxe), cinta larga, haliti (paresi), kaiaby, myky, rikbaktsá, terena e pangyjej (zoró).
“É uma coleção de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º ano – um subsídio para atendimento não presencial nas aldeias para o ano letivo de 2021”, destaca o coordenador de Educação Escolar Indígena da Seduc, Lucas de Albuquerque Oliveira.
Em tempos de tecnologia, os livros serão disponibilizados pela internet – os chamados e-books – gratuitamente.

São poucos os materiais didáticos e paradidáticos existentes à disposição da comunidade indígena, pois a diversidade de etnias é grande”, comemora a superintendente.
No entendimento de Lúcia Aparecida, essa diversidade étnica promove uma complexidade no atendimento da Seduc, pois são materiais diferentes atendendo a cada tronco linguístico.
Como a maior parte das escolas de educação escolar indígena é municipal, a Seduc realizou uma parceria doando exemplares para alguns municípios.

About The Author
Radio Tangará