Você está lendo:
Seduc orienta escolas devido à baixa umidade do ar
0

Seduc orienta escolas devido à baixa umidade do ar

by newsmtagosto 15, 2015

Secretaria recomenda suspensão de aulas que requeiram esforço físico

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reforça uma série de orientações às escolas devido à baixa umidade relativa do ar, nesta época do ano em Mato Grosso.

Apesar da recomendação de ter sido encaminhada às unidades, ainda no primeiro semestre, o alerta vem à tona, neste momento, por conta da incidência das altas temperaturas, aliadas às queimadas e à falta de chuvas.

Nesta sexta-feira (14.08), conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), a umidade relativa do ar em Mato Grosso é de 18%, enquanto o aceitável varia entre 60% e 30% e abaixo de 20% é considerada “situação de alerta” pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para evitar prejuízos à carga horário do aluno, durante o ano letivo, já que não se trata de fenômeno atípico ao Estado, a Superintendência de Educação Básica, da Seduc, solicitou que os gestores das escolas adotem alguma medidas a exemplo de oferecer uma alimentação escolar mais leve na merenda e que os alunos possam ter em salas de aulas garrafas com água.

Também foi recomendado que a merenda escolar tenha suco acompanhado e a suspensão de aulas que requeiram esforço físico, seja na recreação ou de educação física.

Para estes dois últimos casos específicos, a recomendação é que o professor substitua as atividades por jogos de mesas e pesquisa, entre outras.

Outra orientação é para os estudantes tomem cuidados também em suas residências, umedecendo o ambiente de dormir.

Estas medidas podem diminuir riscos de doenças respiratórias e sangramento do nariz.

Foram recomendados aos alunos o uso de roupas leves, protetor solar ou bonés.

Apesar do clima seco, a Superintendência reforça que as escolas não estão autorizadas a reduzir a carga horária.

Portanto, a escola ainda deve promover estudos e pesquisas sobre o assunto.

About The Author
newsmt