Você está lendo:
Sem festas, Nova Ubiratã comemora 19 anos de emancipação nesta semana
0

Sem festas, Nova Ubiratã comemora 19 anos de emancipação nesta semana

by newsmtdezembro 16, 2014

O município de Nova Ubiratã completa 19 anos nesta sexta-feira, 19 de dezembro, de sua emancipação político-administrativa e sem grandes comemorações.

O site ‘Acontecenewsmt’, apurou que o poder público não preparou nada para comemorar a data festiva do Município, o que comprova o abandono das autoridades políticas para com a cidade, ou seja, só estão preocupados em receber seus salários no fim de cada mês.

Até a data desta Terça-Feira (16) não tem nada programado como, por exemplo, atrações locais, shows ou até mesmo apresentações culturais. Para que a data não passe totalmente em branco ou sem nenhuma atração para o cidadão Ubiratanense, a Secretaria de Esportes está preparando uma mini maratona e um torneio de vôlei de areia que será realizado na sede do município para comemorar a data, algo que não representa em nada para o povo trabalhador e desbravadores desta importante cidade uma vez que Nova Ubiratã passou por inúmeras dificuldades nos últimos anos.

Infelizmente, o município está com sua imagem manchada, isso, por escândalos políticos, vereadores presos acusados de chefiarem o tráfico de drogas, prefeito cassado e no cargo com liminar concedida pela justiça e entre outras que contribuíram para o regresso da Cidade. Sem festas oficiais, o que resta ao povo é se preparar para correr e caminhar pelas ruas esburacadas de Nova Ubiratã, ressaltamos aqui o empenho e a iniciativa da secretaria de esportes que com um pequeno evento não deixa a data passar despercebida.

Nova Ubiratã foi criada em 19 de dezembro de 1995, através da Lei Estadual Nº6.691, desmembrado de Vera e Sorriso e hoje com aproximadamente 10 mil habitantes, sua área é de 1.277,065 quilômetros quadrados, representando 1.4053% do território de Mato Grosso e 0.1494% de toda área brasileira. Além da sede, o município é constituído pelos distritos de Entre Rios, Novo Mato Grosso, Parque Água Limpa, Piratininga, Santa Terezinha do Rio Ferro e Santo Antônio do Rio Bonito.

Faz limite com Sorriso, Vera, Santa Rita do Trivelato, Rosário Oeste, Paranatinga e Feliz Natal. O município é banhado pelos rios Von Den Steinen e Ronuro e cortado pela rodovia BR-242, além de 4,2 mil quilômetros de estradas vicinais.

A localidade foi fundada por Manoel Pinheiro, proprietário da empresa Comércio de Imóveis Pinheiro Ltda (Comipil) e que colonizou parte da área da antiga Fazenda Ubiratã, que empresta o nome à Nova Ubiratã. O termo ‘Nova’ foi acrescentado para diferenciar da cidade paranaense de Ubiratã.

A dependência genealógica é de Cuiabá, que deu origem ao município de Chapada dos Guimarães, de onde foi desmembrado Sinop, que originou o município de Vera, que deu origem a Nova Ubiratã.

Fonte: Redação

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?