Você está lendo:
Tangará da Serra: Concessionária diz que quebra de poste causou falta de energia
0

Tangará da Serra: Concessionária diz que quebra de poste causou falta de energia

by newsmtoutubro 26, 2015

A interrupção na queda de energia que provocou a morte de milhares de aves numa granja em Tangará da Serra,  foi causada por um temporal que provocou a quebra de um poste da rede de distribuição que atende a região, no final da tarde de sexta-feira (23). A informação foi dada por meio de nota pela Energisa, concessionária de energia elétrica de Mato Grosso.

Conforme a Energisa, uma equipe foi até o local, a cerca de 50 km de Tangará da Serra, mas o reparo só pode ser feito horas depois e de forma provisória por causa da chuva forte que caiu sobre a região e impediu a substituição do poste. A energia foi restabelecida depois de pouco mais de 8h de interrupção, por volta da 1h33 de sábado (24).

Na manhã de sábado (24), houve nova queda, com duração de quatro horas, provocada por raios na rede. Naquele dia, a Energisa avisou o dono do aviário, que relatou a perda das aves, de que seria necessário trocar o poste danificado. A troca foi feita no início da tarde, com interrupção no fornecimento de pouco mais de duas horas.

E, no dia 20 de outubro, quando oito mil frangos morreram de calor após queda de energia de cinco horas, a interrupção foi causada pelo rompimento de um cabo, informou a Energisa.
O galpão ficou mais de 18 horas sem energia elétrica.

No total, as quatro interrupções de energia registradas na semana passada na região resultaram na morte de 12 mil frangos.

Geradores
A Energisa diz que é recomendável que atividades como hospitais, estabelecimentos que vendam alimentos refrigerados e aviários instalem geradores de emergência. Isso porque, afirma a concessionária, as linhas e redes de distribuição podem sofrer danos e por isso não há como garantir o fornecimento ininterrupto de energia.

A instalação de geradores é uma prática adotada por grande parte dos aviários do estado, em função da fragilidade dos frangos em relação ao calor, diz a Energisa.

Fonte: Do G1 MT

About The Author
newsmt