Você está lendo:
Tangaraenses participam dos 10 anos da Capoeira Vip em Cuiabá
2

Tangaraenses participam dos 10 anos da Capoeira Vip em Cuiabá

by newsmtnovembro 19, 2014

O evento envolveu aproximadamente 1000 pessoas, dentre elas capoeiristas, pais e simpatizantes da modalidade.

Dezoito atletas do grupo Capoeira Vip de Tangará da Serra estiveram no último final de semana participando do evento de 10 ANOS DO CAPOEIRA VIP com tema “Nem tudo que balança cai, o sucesso continua”. O evento contou com a participação de aproximadamente 1000 pessoas, dentre elas capoeiristas, pais e simpatizantes da modalidade.
Segundo o Mestrando Visquival de Campos Martins (VISK) Presidente Fundador da Associação de Capoeira Vip de Cuiabá – ACVC, o evento marcou os dez anos de fundação do Grupo Capoeira Vip, fundado em 07 de novembro de 2004 no Goiabeiras Shopping em Cuiabá/MT/BRASIL, pelo Instrutor Visk e Graduados Máquina, Mano, Oncinha, Van Damme e Mosquito, acompanhado de algumas lideranças,e tendo como patrono o Mestre Bigodinho de Mogi das Cruzes/SP. O lançamento do Capoeira VIP contou a presença dos Mestres Bigodinho/SP, Buda/SC, Caju/MT e Ricardo/SP, dos Professores Onça/SP, Maizena/SP, Solitário/SP, Montanha/SP, Morcego/MT e outros. O Capoeira VIP tem a filosofia de resgatar a capoeira de acordo com suas essências, prevalecendo a ética, transparência e a igualdade sócio cultural, valorizando os mestres que contribuíram para o crescimento e transformação da arte capoeira, buscando a centralização da ideologia voltada a Manoel do Reis Machado “Mestre Bimba in memorian” e ao patrono. Os ritmos desenvolvidos nas rodas são: Angola, Benguela, São Bento da Regional, São Bento Grande da Regional, Iúna, Samba de Roda, Maculelê, e, em ocasiões especiais é trabalhado a Puxada de Rede, Dança Guerreira e Dança do Fogo. O associado ou atleta Capoeira Vip busca atingir metas dentro e fora da capoeira, e cada conquista é uma Vitória, a Independência está enfocada diretamente ao contexto sócio-cultural e a união de um por todos e todos por um, simboliza o Patriotismo.
Vitória + Independencia + Patriotismo, formando assim a Capoeira Vip.

Mestrando Visk fala um pouco da Capoeira Vip no estado

Em conversa com a nossa redação, o mestrando Vesquival de Campos Martins (Visk) falou um pouco mais da existência da capoeira VIP em Mato Grosso. “Quando fundamos o Capoeira Vip nosso trabalho só existia no MT nas cidades de Cuiabá e Tangará da Serra. Mas logo a associação foi se expandindo do Brasil para o mundo, onde hoje estamos presentes com filiais em vários municípios do estado, dentre eles: Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Sinop, Colíder, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Sorriso e Colniza, também nos estado do Pará, São Paulo e Mato Grosso do Sul, países Alemanha, Espanha, Polonia. Estiveram presentes no evento dos 10 anos da Capoeira VIP em Cuiabá no final de semana, capoeiristas de renome nacional e internacional como: Mestre Gegê-RJ, Mestre Eron-MT, Mestre Sombra-MT, Mestre Royovac-MT, Mestre Dóio-MT, Mestre Mala-MT, Mestre Eder-MT, Mestre Lindomar-MT, Mestre Morcego-MT, Mestre Masca-MT, Mestre Toti-MT, Mestrando Moreno e Graduada Juju-Alemanha e Instrutor Negão-Espanha, além de Professores, Instrutores e Graduados. O evento dos 10 anos da capoeira VIP contou com um Workshop de capoeira com Mestrando Moreno- Alemanha.

Tangaraense explica detalhes da participação em Cuiabá

O Educador Cícero Conceição Vieira (Cicinho), responsável pelo Capoeira Vip em Tangará da Serra, explicou que mesmo com muita dificuldade não deixou de participar do evento, considerado o maior da modalidade neste ano, tendo como cunho sócio-educativo-cultural.
O educador Cicinho ressalta que a equipe de Tangará da Serra foi muito bem recebida e que também os alunos puderam mostrar um pouco do seu baluarte nesta festa, além de interagir e socializar com os demais capoeiristas ali presentes. “É importante salientar que estes capoeiristas de Tangará da Serra vinham treinando firme para este evento e outras que virão em breve”, disse Cicinho afirmando ainda que os jovens atletas voltaram do evento mais experientes e determinados a treinar, pois a cada dia que passa descobrem o quanto a capoeira contribui para uma melhor qualidade de vida.
Para os interessados em praticar este esporte basta se dirigir a Escola Estadual 29 de Novembro nas terças e quintas-feiras das 19h30 às 20h45 e aos sábados das 16h às 18h. Maiores informações sobre o Grupo Capoeira Vip é só acessar o site: www.capoeiravip.com ou curtir a pagina do facebook: Capoeira Vip Tangará da Serra.

Luciano Góis – DS

 

About The Author
newsmt
2 Comentários

Tem algo a dizer sobre essa matéria?