Você está lendo:
Taques defende modelo de gestão para combater problemas ambientais
0

Taques defende modelo de gestão para combater problemas ambientais

by newsmtagosto 18, 2014

Candidato quer ampliar níveis de proteção

O candidato a governador pela coligação Coragem e Atitude Pra Mudar, o senador Pedro Taques (PDT) assumiu em seu plano de governo o compromisso de combater os problemas relativos às questões ambientais por meio da implementação de um modelo integrado de gestão que contemple vários temas, como recursos hídricos, saneamento, habitação, saúde pública e outros.

Dados do IBGE, referentes ao ano de 2012, mostram que, dos 141 municípios, apenas 27 têm rede coletora de esgoto e, destes, somente 23 realizam o tratamento. Para Taques, é impossível dissociar as políticas públicas aplicadas na área de saneamento básico com a preservação do meio ambiente e, portanto, com a saúde pública. “A articulação dos planos de saneamento com os planos diretores dos municípios é extremamente precária em Mato Grosso, seja pela falta de diálogo com os responsáveis pelas áreas de desenvolvimento urbano ou pelas deficiências dos próprios planos”, avalia o candidato.

A união de esforços, por meio de uma gestão integrada, para dizimar as práticas que vem destruindo o meio ambiente no Estado ao longo dos anos é um dos compromissos de Pedro Taques para essa área. A implementação dessa política ocorre com a promoção da descentralização da gestão ambiental para os municípios e com o fortalecimento das Unidades Regionais.

Além disso, outro compromisso do candidato é ampliar os níveis de proteção ambiental a partir de políticas públicas básicas como o abastecimento de água, manejo de águas pluviais, coleta, reciclagem e destinação adequada de resíduos sólidos e proteção florestal. Já os problemas socioambientais como desmatamento ilegal, incêndios, pesca e caça predatória, serão combatidos mediante iniciativas preventivas, orientadoras, fiscalizadoras e repressivas.

O olhar apurado para os assuntos que envolvem o meio ambiente também devem entrar nas escolas na gestão Taques. Isso porque um compromisso do pedetista é, justamente, estimular a capacitação técnica dos professores da rede pública de ensino para a inserção acadêmica da visão da educação ambiental no curriculum escolar. “Temos que ensinar nossas crianças sobre a importância a preservação ambiental. Esse trabalho precisa começar desde cedo”, sustenta.

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?