Você está lendo:
Vacinação contra polio e sarampo já atinge 70% da meta em Tangará
0

Vacinação contra polio e sarampo já atinge 70% da meta em Tangará

by newsmtnovembro 17, 2014

Está programado para sábado um novo dia D de mobilização

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica está promovendo em Tangará da Serra mais uma edição da Campanha de Vacinação contra os vírus da Poliomielite e Sarampo. Iniciada o dia 8 de novembro, a campanha já atingiu a marca de 70% de vacinação.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, da poliomielite, onde a meta é imunizar 6100 crianças, 69% desse público-alvo já vacinou. Já contra o sarampo, em que a meta é 5414 crianças, 70% já foram vacinadas. “Os números da cobertura de vacinação são positivos, mas ainda temos um grande público para ser vacinado”, destaca a coordenadora, ao lembrar que a meta mínima é de 95% de cobertura vacinal.
Para atingir esse número, a coordenadora informou ainda que a campanha contra a poliomielite e sarampo prossegue de manhã e à tarde nas unidades de saúde de todo o município. Além disso, haverá outro Dia D de mobilização nacional contra a poliomielite e sarampo neste sábado, 22 de novembro.
“Por isso gostaríamos de, desde já, convidar todos os pais que ainda não levaram seus filhos para se vacinarem contra a polio e o sarampo, que façam durante a semana ou no sábado, no dia D, quando todas as Unidades de Saúde da Família estarão mobilizadas durante todo o dia”. A campanha segue até o dia 28 deste mês.
A vacina contra a poliomielite é para crianças de 12 meses até 4 anos de idade. Já contra o sarampo, a faixa etária é de 12 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.
Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite.

Fabíola Tormes – Redação DS

 

About The Author
newsmt

Tem algo a dizer sobre essa matéria?